Precificação dinâmica é imprescindível para o grande varejo, afirmam especialistas

price-monitor

Em cursos de administração aprende-se que o preço deve ser formado pela soma de produto + custo + margem. A formula simplista, no entanto, só funciona para quem “navega em mar azul”- conceito do professor coreano W.Cham Kim para descrever os mercados em que há pouca ou nenhuma concorrência. No cenário  das lojas virtuais o mar é vermelho: a oferta maior que a procura e as práticas comerciais geram brigas por centavos.

Neste contexto, contar com a ajuda de uma ferramenta que traz informação exata sobre o que os concorrentes estão vendendo e, especialmente, por quanto vendem, vale ouro. A dificuldade em estar atualizado, cobrando um valor atraente, aumenta de acordo com o porte da empresa. Assim, um gigante que comercializa milhares de produtos em sua loja online, ou, usando a medida padrão adotada, com mais de 300 mil skus (stock keeping unit – itens mantidos em estoque) consegue, com muito esforço, manter em dia os valores dos seus produtos da curva A (os que geram maior lucratividade), mas corre grandes riscos de ficar defasado nos produtos da curva B e C. É aí que a tecnologia de precificação faz toda a diferença.

“Quanto maior a gama de produtos disponíveis, mais difícil manter todos os preços competitivos”, explica o administrador Luiz Pereira. Luiz é diretor comercial da Precifica, empresa brasileira especializada em precificação dinâmica. Também chamada de preço flutuante,  a técnica consiste em monitorar automaticamente um número pré-estabelecido de concorrentes e produtos comercializados na Internet. A ferramenta gera relatórios de oportunidades a cada hora, que são submetidos à análise dos gestores das empresas para a tomada de decisões. O plus é que, além de monitorar, ela sugere o restabelecimento do preço, para mais ou para menos, garantindo a boa margem.

olist
Performa.AI
Edrone
Smarthint

“A responsabilidade em estabelecer os preços é totalmente das empresas, nós contribuímos para que realizem alterações com agilidade e precisão, gerando melhores margens de lucro, aumentando o retorno e mantendo produtos de todas as curvas com valores competitivos”, detalha Luiz.

A Centauro, uma das maiores lojas virtuais de produtos esportivos e acessórios do Brasil, utiliza a precificação inteligente, conforme detalha Germano Batista, diretor de marketing da empresa: “Com a concorrência acirrada dos dias de hoje torna-se fundamental a utilização de ferramentas como essa, para que seja possível acompanhar, em tempo real, as principais ações adotadas pelo mercado, possibilitando uma reação mais rápida”, comenta o executivo, ao E-Commerce News.

Germano explica que a precificação inteligente viabiliza a monitoria de estoque e preço de mais 15 mil produtos, de bicicletas a tênis de corrida: “Nossa equipe comercial faz a análise diária dessas informações. Dessa maneira é possível montar ações de marketing assertivas para posicionar corretamente um portfólio tão diverso”, completa.

Utilizando a precificação inteligente desde dezembro de 2013, o diretor afirma que a Centauro já vem percebendo os impactos em usar esse tipo de recurso: “Conseguimos observar, de forma qualitativa, melhorias significativas de eficiência e agilidade na tomada de decisão. Estamos em um novo patamar na nossa gestão de portfólio”, conclui.

Avatar
Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.