Receitas com anúncios on-line superou os US$ 26,04 bi em 2010
As vendas de anúncios on-line superou os US$ 26,04 bilhões em 2010, aumentando em 14,9% com relação ao ano de 2009, de acordo com um estudo do Internet Interactive Advertising Bureau’s (IAB) divulgado recentemente. Esta forma de comércio teve um grande crescimento no volume de vendas, o que significou aumento no valor dos anúncios.
As receitas de 2010 trouxeram a internet pela primeira vez ao segundo lugar em valor total das receitas de publicidade. Fica atrás da TV, em que as cifras dos anúncios chegaram a US$ 28,60 bilhões, e ultrapassando os jornais, que fecharam em 22,80 bilhões de dólares.
Anúncios em sites de busca representaram cerca de US$ 12,00 bilhões, ou 46% da receita total. Exibição de publicidade gerou US$ 9,90 bilhões, ou 38%. Banners e outros anúncios de exibição não-animados chegaram a 24%, seguidos de publicidade de “mídia rica” (6% dos gastos totais com publicidade on-line), anúncios de vídeo digital (5%) e patrocínios (3%).
Os varejistas gastaram mais dinheiro com publicidade digital em 2010 do que qualquer outra indústria, contribuindo com 21% do total, ou cerca de US$ 5,54 bilhões em receitas online. Telecomunicações (16%), serviços financeiros (12%) e a indústria automobilística (11%) foram os setores que ficaram com as posições seguintes no total gasto.
As receitas do quarto trimestre de 2010 indicam que 2011 deverá ser um ano de crescimento, afirma Sherril Mane, vice-presidente da IAB em serviços industriais. O quarto trimestre de 2010 foi o mais forte da história da indústria.
O relatório da IAB, elaborado pela PricewaterhouseCoopers a partir de informações fornecidas pelas empresas de vendas de publicidade e dados disponíveis ao público em geral, também estimaram os gastos com publicidade móvel pela primeira vez. Ele estima que os anunciantes gastaram entre US$ 550 e 650 milhões em anúncios especificamente concebidos para dispositivos móveis, como celulares. O IAB não dividiu os gastos com publicidade por tipo especifico de tecnologia móvel.
O IAB não projeta os gastos futuros, mas John Shuler, diretor-gerente da empresa de pesquisas Veronis Shuler Stevenson, prevê que os gastos em publicidade móvel atingirão os US$ 8 bi em 2014, afirmando que a “publicidade em mídias móveis tem um futuro promissor’.
Categoria: Pesquisas