Tempo médio de vida de lojas virtuais é de apenas três meses no Brasil

| 04/08/2014 - 07:30 AM | Comentários (0)

game-over

Com um faturamento que ultrapassou os R$30 bilhões em 2013, o e-commerce é frequentemente visto como uma alternativa viável ao empreendedorismo. Contudo, a aparente facilidade oferecida pelo universo virtual é posta a prova já nos primeiros meses de operação, levando várias e-lojas a fecharem as portas com apenas 3 meses de atividade, conforme indica um estudo realizado pela Big Data Corp.

“Comparado a um estabelecimento físico, o e-commerce é muito tentador. As barreiras de entrada são pequenas e em poucos dias é possível montar uma e-loja e começar a operar. Dada essa facilidade, muita gente resolve se aventurar. O desafio não está em abrir, mas sim em manter o negócio ativo”, explica Thoran Rodrigues, CEO da Big Data Corp.

Os motivos que levam uma loja virtual ao encerramento são inúmeros: a falta de planejamento e profissionalização da equipe, a competição acirrada e a ausência de um mercado consumidor forte são alguns deles.

Além de motivos relacionados à gestão do negócio, outros podem ser citados: lojas ou ações de venda temporárias realizadas por empresas e marcas e plataformas criadas para teste de mercado são alguns exemplos.

Realizada através da ferramenta Big Web, a pesquisa mapeou mais de 35 milhões de sites, dos quais 450 mil são e-lojas no Brasil. Um e-commerce adquire status de desativado quando para de ser acessado, atualizado ou receber qualquer tipo de interação por um período superior a 1 mês.

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.