5 empresas de tecnologia que investem em nichos para crescer

| 11/04/2016 - 17:40 PM | Comentários (0)

ecommerce-de-nicho

A tecnologia se popularizou de tal forma nas últimas décadas que é praticamente impossível imaginar um setor da economia que não tenha passado por grandes transformações. O Censo de 2015 do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, organizado pela Assespro com a ALETI (Federação Ibero-Americana das Entidades de Tecnologia da Informação), lista 58 segmentos que são clientes das empresas provedoras de tecnologia – no Brasil, a liderança ainda é do grupo “outros serviços”, que engloba atividades que não foram listadas na pesquisa. A diversidade na escolha fez algumas companhias investirem em nichos específicos para crescer. Confira cinco exemplos.

Seguros

O mercado de seguros segue em alta no Brasil, com previsão de crescimento de 10,3% em 2016, segundo projeções da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Parte deste desempenho é resultado da adoção de soluções tecnológicas que aumentam a produtividade e impulsionam a receita das seguradoras e corretoras. “O mercado de seguros é um dos que mais investem em tecnologia, juntamente com o financeiro e o de telecom. Queremos aproveitar essa oportunidade para nos tornarmos referência neste segmento”, afirma Guillermo Reid, CEO da WDEV, desenvolvedora de plataforma de gestão de leads que auxilia na organização, qualificação, ranqueamento e distribuição de clientes e prospects.

 Automotivo

As vendas de veículos novos no Brasil caíram 26,5% em 2015, de acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Diante de um cenário difícil, montadoras e concessionárias precisam se destacar entre a concorrência para atrair os interessados em comprar um carro novo. Uma alternativa é investir em seu site para gerar e qualificar os leads e realizar uma abordagem assertiva. “O site é um canal interessante para identificar o comportamento de possíveis clientes. Por isso, as marcas estão adotando inteligência similar à utilizada pelo Google e muitas lojas virtuais para qualificar os leads e entrega-los às concessionárias para prospecção”, conta Isaac Ezra, CEO da ShopBack, plataforma de retargeting e retenção de clientes baseada em BigData que atende a Jeep e outras 300 empresas.

Agrícola

De acordo com a resolução 4.427 do Banco Central para concessão de crédito a empresas do setor agrário, é obrigatória a demarcação do território da plantação para qual será destinado o investimento do empréstimo. Com isso, os agricultores dependem de uma solução que delimite latitude, longitude e altitude da área com precisão. “Com esses dados, o empresário consegue agilizar a análise e regularização do crédito e economiza com investimento em outros meios de acompanhamentos e gastos com multas”, ressalta Rafael Albuquerque, diretor comercial da UnitFour, empresa fornecedora de banco de dados com mais de 5 mil clientes.

Call Centers

Oferecer atendimento de qualidade tornou-se uma necessidade para empresas de qualquer porte – o que faz a maioria das companhias buscarem serviços de call center. O aumento nessa demanda ajudou a impulsionar o crescimento das fornecedoras de soluções de atendimento. “Hoje, as empresas querem plataformas que não só otimizem o atendimento em qualquer um dos canais, como também permitam estreitar o relacionamento com clientes, antecipando-se às demandas”, explica Albert Deweik, CEO da NeoAssist. A empresa possui cerca de 200 clientes, incluindo grandes marcas do país.

E-commerce

O comércio eletrônico é um dos poucos segmentos que vêm crescendo na atual economia brasileira, atraindo muitos empreendedores que buscam uma oportunidade para abrir sua própria loja virtual. Essa popularização aumentou a procura plataformas que ajudam a gerenciar o número de pedidos, otimizam a gestão da operação e melhoram a experiência de compra. “A plataforma fornece uma infraestrutura profissional ao negócio, com integração com sistema de gestão, marketplaces e até recuperação de carrinhos, entre outros recursos que tornam-se indispensáveis a partir de um determinado volume de vendas”, afirma Henrique Mengue, CEO da EZ Commerce, plataforma utilizada por mais de 50o lojas virtuais.

Tags: , , , , , ,

Categoria: Tendências

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.