4 motivos para não comprar uma lista de e-mails
A compra ou aluguel de listas de e-mails é um meio rápido para construir uma base de dados para as suas campanhas de e-mail marketing. Apesar de ser uma prática não recomendada e ilegal, é ainda bastante comum. A facilidade e o custo de aquisição consideravelmente inferior ao de gerar uma lista própria são os argumentos mais utilizados. Contudo, as desvantagens desta ação são muito maiores que os benefícios. A médio e longo prazo, o custo da ação acaba saindo mais caro do que você imagina! Ainda não está convencido? Confira 4 motivos para não comprar uma lista de e-mails:
É crime previsto em Código Penal
Embora não seja comum se deparar com casos de punição, a prática de compra de lista de e-mails é considerada crime previsto no Código Penal, pois a legislação considera que as informações pessoais foram repassadas sem a autorização e o conhecimento deste contato. Caso o receptor se sinta lesado e venha a formalizar uma reclamação por aquisição indevida de dados, sua empresa será punida.
Má qualidade dos contatos
Apesar de robusta, as listas de e-mails compradas ou alugadas não são segmentadas. Como o contato não espera receber o seu conteúdo, é provável que ele nem mesmo tenha interesse nele. Possivelmente estes endereços recebem outras diversas mensagens, o que aumenta consideravelmente as chances do seu e-mail ser identificado como spam ou nem mesmo ser visto devido ao volume de informações. Um outro fator relevante é que muitos destes endereços já foram desativados ou são inexistentes (robôs), o que impacta na reputação negativa da sua infraestrutura de disparo pelos provedores. Isto se deve ao fato de que eles identificam a sua lista como desatualizada ou como má construída.
Capacidade de entrega de e-mails reduzida
Há grandes possibilidades de sua mensagem ser identificada como spam. Pior ainda: o seu endereço de IP pode ser notificado como spammer e não aparecer nem mesmo na caixa de spam do usuário. Isto impacta diretamente no retorno sobre o investimento. Considerando um destes cenários, o fator quantidade, que tanto o motiva a comprar listas de e-mails, perde força. Por isto, a qualidade deve ser sempre a prioridade da sua lista.
Compromete a imagem de sua empresa
Como o cliente não optou pelo recebimento das informações de sua empresa, a imagem da marca é comprometida perante o destinatário que não a conhece e, em grande parte dos casos, não se interessa pela sua oferta. A sua empresa pode ser vista como invasiva e desrespeitosa por ele, já que prevalece a incógnita sobre como a sua empresa conseguiu o endereço para envio da mensagem.
Investir em uma lista de contatos qualificados pode ser um processo mais demorado, mas sem sombra de dúvidas é a melhor forma de manter relacionamentos que fomentem as conversões. Lembre-se sempre que quantidade não representa retorno. Por isto, é melhor ter uma base menor interessada em sua empresa, produtos ou serviços que uma maior trazendo consequências como processos, comprometimento da sua infraestrutura de disparos e da imagem da sua marca.
Preparado para montar a sua estratégia de captação de leads?
Categoria: Cases