A Black Friday vem aí! Mas e as fraudes, vão aumentar?

| 04/11/2015 - 14:13 PM | Comentários (0)

fraud

Estamos há menos de um mês da Black Friday, a super campanha de vendas que promete reduzir os preços ao consumidor em até 80% e movimentar uma fortuna em lojas de todo o Brasil – para se ter uma ideia, em 2014 foram R$ 1,16 bilhão de vendas, segundo a revista Exame. Para 2015, apesar da crise econômica que o País atravessa, as previsões são positivas: segundo pesquisa do site Zoom, 71% dos consumidores pretendem realizar compras durante as promoções que acontecerão em 27 de novembro.

No entanto, apesar do cenário interessante para o comércio, é preciso tomar muito cuidado. A Black Friday também é um prato cheio para criminosos, que se aproveitam do altíssimo volume de vendas dos e-commerces para aumentar a quantidade de fraudes.

Nós sabemos que fraudadores gostam, sim, de promoção. Não porque os preços estão reduzidos, mas porque é justamente nessa época em que as lojas têm mais pedidos para processar e, geralmente, acabam “abrindo um pouco a porteira” na hora de aprovar determinadas compras. Afinal, o consumidor está disposto a comprar e a gastar mais.

E o golpista sabe disso, infelizmente. É neste momento que ele aproveita para realizar mais fraudes, que talvez não serão detectadas pelas lojas – que acabarão ficando mais sobrecarregadas para avaliar todos os pedidos suspeitos, aprovarão a compra e enviarão os produtos.

A dor de cabeça virá nos meses seguintes, quando os consumidores “verdadeiros” detectarem as cobranças indevidas nos cartões de crédito e solicitarem o cancelamento da compra. Chargebacks, chargebacks, chargebacks… e mais chargebacks.

A Black Friday não deverá causar, percentualmente, um aumento de fraudes no e-commerce brasileiro – afinal, é esperado que as vendas também cresçam no período. No entanto, o custo dos lojistas acabará aumentando – e a rentabilidade será reduzida. E, convenhamos, isso não é nada agradável.

Cabe aos lojistas saberem se proteger, seja não “afrouxando o cinto” na hora de realizar aprovações de compras suspeitas ou, mais importante ainda, realizando uma força-tarefa com as equipes de planejamento e logística: eles podem ajudar a interceptar pedidos que sejam entregues no mesmo endereço para clientes diferentes.

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Categoria: Cases

Sobre Felipe Held: Felipe Held é Head of Marketing & Communications da Konduto, empresa especializada em soluções antifraude. Ver mais artigos deste autor.

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