A Irrelevância das Buscas nos E-commerces

| 02/12/2010 - 16:47 PM | Comentários (0)

A busca é hoje na internet a ferramenta mais utilizada largamente, logo, quem faz a melhor busca com certeza consegue concentrar o maior número de audiência. Vejamos o exemplo da Google, numa época em que todos continham sistema de buscas e já estava estabelecido, o que diferenciou a Google dos outros sistemas de buscas e a tornasse uma das maiores empresa de tecnologia do mundo, foi simplesmente a relevância de resultados, que até então não era utilizada por nenhuma empresa.

Essa lição nos mostra o quão importante é a busca e principalmente o resultado com relevância dessa busca para qualquer tipo de conteúdo que esteja na internet. Uma das coisas mais frustrantes da internet é procurar por algo e não receber o resultado condizente com o conteúdo procurado. Porque quando o resultado não é encontrado estamos dizendo que realmente não possuímos tal conteúdo, porém mostrar informações irrelevantes gera um desconforto ao usuário, porque ele irá verificar esse conteúdo e chegará à conclusão que a busca foi totalmente imprecisa e acabou por desperdiçar o tempo e principalmente a credibilidade da busca.

Se excluirmos os gigantes do e-commerce, praticamente cem por cento das lojas virtuais não utilizam motores de buscas. Por exemplo, se estivermos procurando por um teclado de computador, será natural digitarmos somente “teclado” na caixa de busca, porém a maioria dos resultados de lojas virtuais irá exibir “aparelho de telefone celular” como primeiro resultado, isso porque esses produtos são os mais visualizados e procurados num contexto geral e esse é só um exemplo dos mais simples. Garantir que seus consumidores consigam facilmente encontrar o que procura é um dos maiores facilitadores que sua loja deve investir, porque chegando ao produto procurado aumentasse consideravelmente a chance dessa venda se converter.

A utilização de motores de buscas irá fornecer a sua loja um grande diferencial que é conseguir exibir os resultados da busca ordenados pela relevância, e depois oferecer ao consumidor novas formas de ordenação, exemplo: preço, nome, destaque, etc. Existem algumas soluções no mercado que facilitam e são relativamente baratas no mercado, chamadas de “Search DBIndex”. Essas soluções criarão um facilitador muito útil para sua loja virtual, visto que auxiliarão de uma forma rápida e eficaz os seus consumidores na hora de encontrar aquilo que realmente ele está procurando.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.