As Grandes Vantagens de um Comércio Eletrônico

| 19/04/2011 - 00:01 AM | Comentários (1)

ecommerce

Montar, manter, gerir, cuidar de um negócio virtual pode render muitas vantagens neste novo mercado competitivo, seja ele regional ou globalizado. Muitos lojistas iniciam modelos de negócios eletrônicos sem entender o que realmente pode trazer de beneficio manter esse canal exclusivo e diferenciado. Dentre as principais vantagens destacamos:

Canal Dinâmico, Versátil e Personalizado – Numa loja virtual tudo pode acontecer muito rapidamente, coisa que no mundo físico por muitas vezes é atravancado por conta da burocracia, falta de tempo e recurso, entre outros motivos. Por exemplo, é possível criar vitrines virtuais diferenciadas e mutáveis com um pequeno esforço de codificação, outra ainda, é possível inserir componentes de novas tendências que estão em destaque pela mídia em geral (Facebook, Twitter e demais que ainda surgirão).

Transformar-se em Referência – Por muitas vezes lidando com produtos específicos e um nicho de mercado, no mundo digital é muito mais fácil e rápido se tornar um referencial para toda uma comunidade. Por exemplo, a loja pode ser especialista em fornecer e construir todos os tipos de cabos, pois a cada nova demanda ela já estará apta para atender todos esses possíveis consumidores, com isso a cada inovação mais pessoas conheceram e divulgação, por que um especialista todo mundo recomenda.

Alta Disponibilidade – Em se tratando de um comércio físico, os consumidores têm a limitação de horário, de locomoção, entre outros fatores que podem impedi-los de realizarem sua compra no momento da necessidade. Porém, quando estamos falando de uma loja virtual ela estará sempre à disposição no momento que o consumidor tiver a intenção ou a simples curiosidade sobre um produto. A primeira premissa básica de atendimento é ficar disponível quando houver a demanda.

Estoque Funcional – Quando um cliente se dirige a uma loja física ele já sabe que irá vivenciar a experiência sensorial sobre um produto, logo esse mesmo deverá estar à disposição. Entretanto numa loja virtual é possível oferecer produtos através da experiência digital, e claro que muitas vezes não existe o produto ainda fisicamente no estoque, para tanto basta mantermos o conceito de estoque por demanda junto aos fornecedores, garantido assim o mínimo quando da execução da venda.

Redução do Custo Operacional – Se analisarmos dois faturamentos exatamente iguais gerados por duas unidades de negócios, sendo uma delas física e a outra eletrônica, chegaremos à conclusão que as despesas direitas serão muito reduzidas, porque se tratando de unidade eletrônica muitas nuancem para atrativo do cliente serão desprezadas, entre elas, os vendedores, a estrutura física, entre outras.

Através dessas vantagens podemos garantir que um negócio que por muitas vezes não prosperou na sua região local e que mantém a tradição de negociar seus produtos através de uma ou duas unidade física, no amanhã poderá se reconhecido como um grande lojista digital.

Tags: , , ,

Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Anônimo disse:

    muito obrigodo pelo trabalho me ajutou bastante.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.