Como engajar o novo consumidor digital?

| 14/02/2013 - 09:41 AM | Comentários (2)

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Quando fazemos comparações sobre os dados de e-commerce no Brasil, geralmente mostramos crescimento. Mas será que todo esse sucesso está repercutindo com tanta ênfase para o seu negócio? Os consumidores estão engajados com a sua marca?

E quem é esse novo consumidor digital?

Essa pergunta é simples de ser respondida, mas difícil de ser compreendida.

O novo consumidor digital adora experimentar e ser conquistado. Fatores como a democratização da conectividade, globalização e ascensão das classes emergentes, foram primordiais para tanto sucesso.

As oportunidades de novos negócios se multiplicam a cada dia e vence aquele que tiver o melhor planejamento e a melhor conquista. Comece a dar pesos semelhantes para dois objetivos principais de um negócio de sucesso, “vender” e “conquistar”. Deixe as cifras um pouquinho de lado e pratique a empatia. Se eu fosse o meu cliente, o que gostaria de ver, experimentar e ser tratado?

Vamos utilizar o exemplo da Apple Store. Milhares de novos aplicativos são lançados mensalmente. A grande maioria deles desenvolvidos por programadores ou designers que estão na labuta no mercado de trabalho. E como fazer com que seus aplicativos sejam vistos, usados e comprados?

A grande sacada desses profissionais foi desenvolver versões mais enxutas dos aplicativos grátis ou versões trial. Dessa forma o consumidor experimenta e se gostar, compra e muitas vezes recomendam.

Mas eu tenho um e-commerce, não posso aplicar a mesma estratégia de deixar o cliente experimentar o meu produto. Opa, a palavra mágica é EXPERIMENTAR.
v.t. Ensaiar, verificar as qualidades de, pôr à prova: experimentar uma ponte, a honestidade de alguém.
Conhecer por experiência, sentir: experimentar alegria.
Sofrer, suportar: experimentar dificuldades.

Como o consumidor pode experimentar, interagir com o seu e-commerce de forma pervasiva, encantadora e que se resulte em engajamento? Já pensou em investir um pouquinho menos em marketing e buscar soluções de interação que personalize seu negócio e que te diferencie dos concorrentes? Essa pergunta não é tão simples de ser respondida, ainda mais se o seu negócio for construído em cima de uma plataforma fechada e difícil de personalizar.

  • Comece fazendo bastante benchmarking, não se prenda apenas aos seus concorrentes ou mesmo aos grandes varejistas. Procure e-commerces de outros países e até mesmo de outros segmentos.
  • Pesquise entre as pessoas, tente gerar um brainstorm com várias ideias, tomando o cuidado de não podar nenhuma que pareça impossível, ela pode ser uma ponte para outras ideias.
  • Eleja em primeira mão as ideias que sejam simples de serem implantadas, mas antes de implantar, tente reproduzir com protótipo e buscar opiniões.
  • Defina os KPI’s de acompanhamento para verificar se a mudança está contribuindo para atingir suas metas e objetivos: vender e conquistar.
  • Por fim, desenvolva essas práticas continuamente. O novo consumidor digital recebe novidades a toda hora.

Fato é que o consumidor digital na maioria das vezes é volúvel, ou seja, está sempre em busca de algo que seja melhor para ele. Portanto fique sempre atento às oportunidades de surpreendê-los.

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Categoria: Cases

Sobre Ana Paula: Responsável pela área de Design da Ciashop, onde coordena uma equipe com 10 profissionais altamente capacitados. Participou do desenvolvimento e lançamento da plataforma Framework, 3 versões da plataforma Enterprise, 1 versão de plataforma SMB. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (2)

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  1. Sandro disse:

    Os clientes digitais são volúveis, então cabe as empresas do mercado diversificarem seus pacotes de produtos e serviços.

  2. Rosa Blanca disse:

    O maior objetivo, é a conquista do cliente digital.

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