4 erros em usabilidade que precisam ser eliminados

| 21/12/2015 - 12:29 PM | Comentários (0)

usability-test

Usabilidade é um conceito fundamental quando o assunto é e-commerce. A necessidade de apresentar uma loja virtual estruturada, que garanta a navegação satisfatória do consumidor é obrigação de todo empreendimento que almeja alcançar o sucesso no mercado virtual.

Imagine que seu e-commerce tem investido pesado em marketing e, como consequência, o tráfego dentro da loja aumentou consideravelmente, mas o tempo de permanência não é suficiente para a finalização da compra; o que estaria acontecendo?

O fundo da loja não contrasta com o texto. Proporcionar uma experiência satisfatória ao cliente deve ser o objetivo do seu e-commerce. Por isso, certifique-se de que o básico está sendo oferecido, neste caso, o básico é a facilidade de leitura; que tal o fundo branco com as letras pretas? Simples, mas muito eficaz.

O menu é confuso. Ao falamos de menu quanto mais objetivo, melhor. Apresente, portanto, as opções de categorias mais importantes para não confundir seu consumidor. Além disso, vale ressaltar, que muitas vezes o campo de busca é mais eficiente do que o próprio menu; portanto, garanta em um campo de busca igualmente eficaz.

O tamanho da fonte dificulta a leitura. Parece óbvio, mas ainda há muitos e-commerces que falham nesse quesito: letras menores do que o ideal. Mas por que essa questão é tão importante? Simples: há muitos idosos que estão no e-commerce; e além disso, monitores ganharam mais pixels e os smartphones e tablets ampliaram sua influência, ou seja, tudo deve ser adaptado.

Muitos pop-ups na loja virtual. Atualmente, os pop-ups ou splash screens estão usados com moderação e objetivo definido, como conquistar leads ao conceder um desconto para a compra. Contudo, alguns e-commerces insistem em apresenta-los abundantemente e com diversos objetivos para o visitante; cuidado com esse recurso.

Esses são alguns problemas que, infelizmente, ainda são comuns no mercado virtual. Portanto, vale repensar tais erros e solucioná-los; isso proporcionará uma navegação mais agradável ao seu consumidor, que chegará à finalização da compra sem dificuldades.

Aposte e sucesso!

Tags: , , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Felipe Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.