Crescimento Lifestyle no ecommerce

| 17/06/2013 - 08:51 AM | Comentários (0)

beleza-web

Não é mais novidade que o comércio eletrônico é um meio adotado por todas as empresas que querem expandir seu mercado de atuação. Por meio dele é possível alcançar públicos até então inimagináveis, especialmente para os pequenos e médios comerciantes, que viam suas operações restritas, tendo sua localização como um fator limitante para as vendas. Hoje, por meio da internet, eles conseguem atingir clientes em outras cidades, estados e até mesmo países. Surgiu também outra categoria de vendedores: os que não contam com lojas físicas, mas que utilizam a tecnologia a seu favor e apresentam aos clientes outros meios de venda. Esses vendedores são considerados multicanais, pois integram diferentes canais como sites, mídias sociais e móveis.

O varejo virtual brasileiro vive atualmente um momento inédito e disputado, em que todo tipo de produto pode e é negociado através dele. Uma prova disso é a variedade de produtos que podemos encontrar nos marketplaces existentes no país. Esses são capazes de reunir uma gama grande de varejistas virtuais, que atuam em todos os segmentos em um único local. Ou seja, pode-se dizer que esse shopping center virtual reúne as lojas e marcas desejadas pelos seus clientes.

O perfil dos consumidores nacionais também mudou e amadureceu. Apesar dos artigos tecnológicos continuarem liderando os rankings de venda de produtos no Brasil, os consumidores não buscam mais somente por smartphones, telefones celulares e informática, eles passaram a procurar artigos relacionados à lifestyle como produtos de cuidados pessoais e decoração.

Em 2012, por exemplo, a categoria de saúde e beleza foi a que mais cresceu em vendas dentro da plataforma do MercadoLivre. Ela subiu seis colocações, passando do 12º para o sexto lugar. Outros segmentos como casa, móveis e decoração também tiveram um aumento nas vendas e subiram cinco lugares, passando a ocupar a nona posição na lista dos produtos mais consumidos no ano de 2012. Calçados, roupas e bolsas foi outro segmento que conseguiu um destaque no ranking, passando do sétimo para o quinto lugar. Já esporte e fitness subiu da 10ª para a 8ª colocação. Das 10 categorias com mais vendas realizadas no site, quatro são diretamente ligadas a produtos de estilo de vida.

O mercado brasileiro já entendeu que seu futuro está nessa variedade apresentada e pela facilidade que os clientes encontraram em comprar na comodidade de seus computadores e ninguém quer ficar de fora dessa fatia bilionária do e-commerce. Produtos relacionados a etilo de vida vêm ganhando relevância em mercados maduros e essa categorização já está sendo refletida no Brasil também. Dados apresentados pela consultoria americana Forrester Research apontam que o mercado de comércio eletrônico deve dobrar de tamanho até 2015, alcançando um faturamento anual de R$ 40 bilhões. Com isso, o Brasil deixaria a sétima posição, que ocupa hoje, e passaria a ser o quarto maior mercado atrás somente da China, EUA e Japão.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Leandro Soares: Leandro Soares é graduado em engenharia elétrica pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas e mestre em Física com ênfase em nanotecnologia pela mesma instituição. Possui MBA em marketing e finanças pela The Wharton School, Universidade da Pensilvânia. Atualmente, o executivo é o diretor de marketplace do MercadoLivre, cargo que assumiu em setembro de 2012. Na empresa, ele é o responsável pela área comercial da plataforma de compra e venda de produtos. Anteriormente, Leandro trabalhou na Bain & Company como líder de projeto; Unibanco S.A., como gerente sênior de crédito e produtos; Mckinsey & Company, onde atuou como consultor. Acumula experiência em desenvolvimento de negócios com foco na internet e mobile, além de operações de varejo em serviços financeiros focadas em recuperação de crédito para pequenas e médias empresas. Isso inclui consultoria a alta gestão de grandes grupos nacionais e multinacionais em diversos setores, participando de projetos de definição de estratégia de crescimento, fusão e integração, avaliação de parcerias estratégicas e revisão comercial, implementação de operações de cobranças, gestão de carteira de empréstimos, criação de métricas para avaliar desempenho de comércio virtual e outros. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
e-completo
Vtex
Mailbiz
Viewit
Digital UP
Softvar
LojaMestre
Braspag
Superpay
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
ChannelAdvisor
F1soluções
Wiser
MasterPass
CustomerGauge
Tools E-commerce
Enviou
Sanders
BizCommerce
Internet Innovation
Signashop
Xtech Commerce
ComSchool
Thumb
Brasil na Web
Nação Digital
COMM2
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.