Dicas para um Comércio Eletrônico Bem Sucedido

| 31/05/2012 - 09:19 AM | Comentários (4)

Hoje uma loja virtual enfrenta vários desafios diferentes desde a sua concepção até a sua manutenção no dia a dia. Essas dicas são características comuns entre os negócios virtuais de sucesso. Aplicar essas dicas ira garantir algumas posições de vantagens em relação à concorrência em geral.

Não permita que Clientes fiquem dando Voltas
O senso comum diz que uma empresa deve fazer um processo de compra conveniente. Surpreendentemente, alguns sites de comércio eletrônico conseguem complicar esse processo simples. Em vez de simplificar o processo, eles fazem os visitantes passarem por uma série de cliques do mouse, mesmo depois de terem acrescentado produtos ao carrinho, além de terem que negar o tempo todo vários “up-sells”. Mesmo nas lojas mais bem sucedidas a taxa de abandonos de carrinho gira em torno de 20 a 30%. A mensagem é alta e clara: muitos clientes se recusam a correr em círculos.

Seja Diferente neste Oceano Vermelho
Por que um cliente irá visitá-lo? Vender mercadorias exclusivas? Oferecer o menor preço?
Essas respostas são a “alma do negócio” e vão ajudar no desenvolvimento da sua estratégia de mercado. Toda empresa precisa se diferenciar. Uma empresa de comércio eletrônico não pode esperar que vá vender tudo para todo mundo. Uma maneira de diferenciar o seu negócio é resolver pelo menos um problema que os clientes enfrentam – especialmente um problema que ninguém está resolvendo.

Garanta sua Logística
A entrega do pedido sempre acontece nas maiorias dos casos fora do alcance das vistas do lojista. Porém as conseqüências de falhas são sentidas pelos clientes. Entrega incorreta, mercadoria danificada, entrega atrasada, ou ainda falta de mercadorias pode garantir que o cliente nunca retorna mais para comprar. Logo é importante, que o acompanhamento e principalmente “feedback” do encerramento do pedido seja feito para verificar se todo o processo ocorreu a contento para o cliente. Porque a terceirização da entrega deve ser uma escolha estratégica e não uma abnegação de responsabilidade.

Usar Tecnologia com Parcimônia
Com o tipo de software de comércio eletrônico robusto e de hospedagem disponíveis hoje em dia, não há desculpa para sites de comércio eletrônico não funcionam bem. Entretanto, usar tecnologia certa não é apenas ter uma loja livre de “bugs”. É também sobre o uso de tecnologia para atingir fins comerciais. Por exemplo, um tempo atrás algumas as empresas criaram blogs. Hoje, muitos desses blogs parecem cemitérios. Nem sempre o que todo mundo faz é o melhor para seu negócio virtual, faça uma analise conceitual e quantitativa antes de iniciar o uso de uma tecnologia.

Seja Rentável
As margens brutas de lucro estão sendo reduzidas para um único dígito, as empresas de comércio eletrônico estão vendendo mais, e também reduzindo seus lucros. Isso não é sustentável. Todas as empresas de comércio eletrônico ficam tentadas a reduzir os preços. Todavia as guerras de preços sempre levam à morte vários jogadores. Algumas optam por preço elevado, enquanto outros oferecem grandes descontos. Mas quando se trata de gestão de custos, não pode haver pontos de vista divergentes. Somente as empresas de comércio eletrônico com controle de processos eficazes de custos vão sobreviver.

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Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (4)

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  1. Flavio Maciel disse:

    Marcelo, excelente o seu artigo, como tem sido a maioria dos que você escreve.

    A gestão de custos é um tema que pouco escutamos falar, mas realmente é uma grande tentação para quem não consegue se diferenciar baixar seus preços.

    Além disso, a logística parece mesmo ser o grande calcanhar de aquiles dos empresários de hoje no ecommerce, que dominam vendas/marketing/tecnologias, mas me parece que ainda pouco conhecem esse gargalo.

    Quanto ao processo de compra e usabilidade da loja virtual, este é o tema que mais me dedico a escrever no blog do iPAGARE.

    É simplesmente incrível como as lojas virtuais fazem inúmeros convites para o cliente desistir da compra. Ao invés de ajudar o consumidor a comprar, que é o verdadeiro papel de um vendedor, elas vão minando a paciência já reduzido do e-consumidor.

    Deixo o convite para visitarem o blog do iPAGARE e saberem mais sobre otimização de ecommerces:
    http://www.ipagare.com.br/blog

  2. Marcelo Goberto de Azevedo disse:

    Flávio,

    Muito obrigado pelo seu elogio, isso só me faz acreditar que melhorando e ajudando todos a ter um comércio eletrônico mais consciente e forte, todos sairão ganhando no final.

  3. Fabio Lima disse:

    Olá Marcelo,
    Gostei muito desse artigo pois, estou planejando minha 1ª loja on-line e estou pesquisando muito sobre a otimização de e-commerces, em todos os aspectos como conversão, remarketing, UI/UX, colorização, etc.
    Não quero abrir minha ‘loja de qualquer jeito’ e depois ter que ficar fazendo alterações seguidas de alterações, até porque, preciso estabelecer a marca e criar confiabilidade com alterações frequentes que impactam na usabilidade é meio confuso para o usuário. Acaba gerando desconfiança (do meu ponto de vista).
    Parabéns e obrigado pelas dicas!

    • Marcelo Goberto de Azevedo disse:

      Olá Fábio,

      Fico feliz que você seja “empreendedor digital consciente”, ou seja, executa um planejamento e quer o melhor para o seu negócio, esse é o primeiro passo para garantir o sucesso.

      Se necessitar de mais dicas e/ou consultoria, estou a disposição.

      Abraços e bons negócios.

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