Promoções no Facebook. Você está seguindo as regras?

| 18/04/2013 - 09:28 AM | Comentários (4)

pensando

© Andres Rodriguez – Fotolia.com

Atualmente diversas lojas virtuais estão usando e abusando da criatividade para realizar promoções utilizando a rede social top do momento, o Facebook.

Porém resolvi trazer a tona um tema ainda pouco abordado pelo mercado do marketing digital.

Estamos seguindo as regras impostas pelo Facebook? Os infratores estão sendo penalizado?

Para ambas perguntas, a resposta é: Não!

Ao abrir hoje o Facebook você verá promoções usando eventos, obrigando a curtir a fan page ou post, forçando compartilhamento de foto ou marcação, comentário no post e muitos outros modelos.

Você deve estar pensando…Sim, o brasileiro é muito criativo.

Porém, ao mesmo tempo que vemos promoções e sorteios infringindo as guidelines do Facebook, não vemos nenhuma ação que penalize quem está fazendo de forma errada.

Vejamos algumas regras do Facebook:

– III. Você não deve fazer com que o registro ou a entrada em uma promoção dependa de uma ação do usuário ao usar qualquer recurso ou funcionalidade do Facebook que não seja curtir uma página, fazer check-in em um local ou conectar-se ao seu aplicativo. Por exemplo, você não deve fazer com que o usuário se registre ou entre em uma promoção ao curtir uma publicação no mural ou ao comentar ou enviar uma foto em um mural.

– IV. Você não deve usar os recursos ou as funcionalidades do Facebook como um registro ou mecanismo de entrada da promoção. Por exemplo, o ato de “curtir” uma página ou fazer check-in em um local não pode fazer com que um participante registre-se ou entre automaticamente em uma promoção.

– V. Você não deve usar os recursos ou as funcionalidades do Facebook, como o botão Curtir, como um mecanismo de votação para uma promoção.

Ao ler apenas uma parte do guia de regras, posso afirmar, cerca de 80% das promoções que vemos todos os dias no Facebook estão quebrando as regras.

Ao buscar material e exemplos para escrever este artigo, encontrei uma série de grandes varejistas dando mau exemplo, e me perguntei: Será que estão fazendo de propósito ou é por falta de informação? Bom, não saberei responder.

Se você deseja estar dentro das regras, o primeiro passo é ler o guia de regras do Facebook. www.facebook.com/page_guidelines.php.

Também vale dar uma estudada nas ferramentas que o Facebook fornece, chamadas de Ofertas e Promover Post, são ótimas, apesar de serem pagas :(

Utilizar um aplicativo externo também pode ser uma alternativa, existem opções como o Sorteie.me, Easypromos, Votigo e Contests, alguns pagos outros não.

O recado que quero deixar é: Continue fazendo promoções e sorteios usando todo potencial do Facebook, mas com cuidado de não prejudicar sua marca e loja virtual.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Rafael Berto: Rafael Berto é Gerente de Projetos Especiais e Marketing da EZ Commerce, empresa de tecnologia especializada em soluções para comércio eletrônico. Técnologo em Sistemas para Internet, atua no mercado de e-commerce a mais de 10 anos, além de já ter tido vivência em empresas renomadas como Gerdau e UOL HOST. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comentário (4)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Marcelo Scherer disse:

    Belo artigo Rafael, vale lembrar que se nem as grandes marcas estão sendo punidas por práticas digamos contras as guidelines, como fazer as pequenas respeitar isso?
    Será que o Facebook não está deixando a corda solta para mais tarde começar apertar este tipo de prática? Será q a causa disso não é para ganhar simpatia das grandes marcas ou médias e pequenas q injetam R$ no Face?

    http://www.digitalimobi.com.br

    • Rafael Berto disse:

      Marcelo, obrigado pelo comentário. A discussão foi proposta. A pergunta que não quer calar: Como penalizar alguém que investe pesado em anúncios em sua rede social? Acredito que partirão para mesma solução adotada pelo google na relação entre Black Hat em SEO x Adwords, se não seguir as regras, é banido.

      http://www.ezcommerce.com.br

  2. Sean disse:

    E isso mesmo. Vejo muitas paginas indo “contra mão”. Mas, é um risco. Já vi paginas prejudicadas pela Facebook então cuidado meter o pe nessa..

  3. Jefferson Dousseau disse:

    Acreditamos que posts promocionais devam serem sempre feitos pelo usuário. Um excelente exemplo de uso para posts promocionais no Face e nas principais redws sociais é o Socialize, onde você cria sua loja social e você então promove aos seus amigos e ainda caso venda ganhe dinheiro com isso.

    http://www.socialize.com.br

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.