Fazendo uma Aterrissagem Suave

| 20/12/2010 - 18:18 PM | Comentários (0)

Hoje a grande maioria da página de entrada de uma loja virtual, deixou de ser a página inicial. Em virtudes de mecanismos de buscas, conteúdos relacionais, indicação de produtos em redes sociais, o que acontece é que cada dia mais a página inicial têm menos expressividade no relatório de visitação. Com isso também se deve aumentar a preocupação com os elementos presentes em páginas internas, porque por muitas vezes o ato de aterrissar diretamente em uma página de detalhe do produto tem que fornecer todas as informações principais para que seja possível direcionar o consumidor para outras áreas.

Alguns fatores importantíssimos, sendo são eles:

Título da Página deve ser claro, objetivo e sempre no mesmo lugar. Porque será com ele que facilmente nos identificamos o local ontem estamos, podendo ser o nome do produto, da categoria, do resultado de um termo de busca.

Menu de Seção e/ou Categorias também devem ser localizados no mesmo local e de preferência reduzidos em no máximo 8 itens, dessa forma evita-se tirar o foco e ou mesmo tempo dar a possibilidade de procurar outros interesses a partir de um menu principal.

Botão de Ação (Comprar) sempre a direita do produto e sempre visível sem a necessidade de rolagem. Sendo amarelos ou laranjas chamam a atenção rapidamente.

Resumo de Carrinho com a quantidade de itens e valor total, isso auxilia o usuário a continuar comprando sem a necessidade de se dirigir a página de carrinho para verificar os valores de compra, pois todo consumidor tem sempre em mente o valor que pode gastar e evitando tirar o foco da compra.

Promoções imperdíveis que muitas vezes só são apresentadas nos banners da página inicial no formato grande podem ser feitos de uma forma menor e chamativa para sempre apresentados.

Nunca utilizar da Rolagem Horizontal, se o layout da sua loja não for percentual, recomendamos que se utilize resolução máxima de 1024. E ainda se sua rolagem vertical for muita extensa facilite ao usuário criando ancoras para rápido retorno ao topo.

Garantir a Perfeita Construção nos principais browsers do mercado, por muitas vezes um simples estilos mal interpretado por um navegador poderá comprometer totalmente a montagem da página.

Gramática Impecável de todos os itens, faça sempre a revisão ortográfica e gramatical de todos os itens inseridos, isso fará com que as pessoas fiquem mais confortáveis e não torçam o nariz ao encontrar um erro grotesco de português.

Essas são algumas dicas que podem incentivar os consumidores a continuar navegando além da página de chegada e com isso fazendo-o conhecer melhor todas as seções da loja, produtos e ofertas.

Imagine que o viajante (o consumidor) esteja numa nave (um computador) e que está preste a visitar um planeta (a loja), sendo a aterrissagem (página de entrada) bem tranqüila e muito bem direcionada, a disposição para conhecer mais lugares e permanecer mais tempo será bem maior.

Tags: , , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.