Logística no E-Commerce: desafio e inovação
Um dos desafios mais intrigantes do e-commerce atual é o seu processo de logística e a entrega dos produtos vendidos. Vivemos em um tempo em que o comércio eletrônico caracteriza-se pela rapidez e precisão no atendimento, incluindo a entrega dos pedidos. E pensando em ajudar seus diversos vendedores e compradores, grandes marketplaces investem em tecnologias responsáveis pela integração dos operadores logísticos, pela oferta de preços mais competitivos, pelo sistema de gerenciamento de tomada de decisão e entrega dos produtos vendidos na plataforma.
Os marketplaces são sites que unem diferentes vendedores, das mais variadas localidades e que ofertam diversos artigos, tudo em um único local. Além disso, eles englobam grandes, médios e pequenos lojistas; tanto aqueles que já apresentam uma estrutura organizada para fazer a entrega de seus produtos, como os que ainda fazem essa transação manualmente. O desafio desta configuração é que os produtos são enviados de milhares de localidades diferentes e entregues em milhões de destinos.
Pensando nessa etapa tão importante do processo, o MercadoLivre firmou recentemente uma parceria com os Correios, abrindo sua plataforma e integrando-a ao sistema da mais importante empresa de entregas do país. O MercadoEnvios é o primeiro serviço de administração de remessas multiponto do Brasil, que só foi possível por meio da abertura da plataforma, possibilitando primeiramente a integração com os Correios e futuramente com outras empresas.
Tornando públicas as nossas APIs, completamos o nosso ecossistema e oferecemos outras oportunidades de negócio, trazendo ganhos para quem vende, para quem compra e para os prestadores de serviço, que fazem parte da cadeia de e-commerce. O processo beneficiará principalmente empresas de menor porte. Pois, se para grandes lojistas a entrega rápida é um trunfo conquistado graças ao alto valor investido em robustos sistemas e automação dos processos, para os pequenos e médios empresários a busca por parcerias é a única saída para que seja possível manter o negócio enxuto e com margens de lucro atrativas.
Uma prova da aceitação do MercadoEnvios é que, em menos de dois meses, 10 mil vendedores do site cadastraram-se no sistema, que já realiza, em média, mais de 2 mil envios diários. Criada para facilitar e gerenciar algumas etapas de logística, a ferramenta oferece mais agilidade aos vendedores e aos consumidores, tornando a compra uma experiência cada vez mais agradável.
A tecnologia, que pode ser adotada inclusive por pessoas físicas que desejam utilizar a internet para vender algum produto, provê a oportunidade de um frete mais barato – devido ao número de transações feitas por meio da plataforma –, insere um calculador de frete na página, permite ao comprador escolher preço e prazo de entrega e ainda possibilita o rastreamento da encomenda, da postagem até o recebimento, por meio de um código de rastreamento. Os usuários, tanto vendedores como compradores, podem acompanhar o trânsito da remessa pelo próprio site do marketplace.
A tecnologia empregada a marketplaces permite cada dia mais que vendedores possam focar completamente no seu core business, pois a plataforma de compra e vendas preenche as necessidades tecnológicas para que empresários tenham sucesso com vendas pela internet e compradores tenham boas experiências.
Categoria: Cases
Sabemos que a logística em um pais com a extensão territorial como a nossa é algo bem complicado. Muito além simplesmente da venda, o empreendedor deve preocupar-se com pós venda. Acompanhar a entrega e garantir que será realizada no prazo prometido. Infelizmente um percentual, mesmo que pequeno, atrasa, e extravia-se a caminho do comprador.
Esta solução tem acompanhamento do pós venda? Tem prazo diferenciado para pedido de informação no caso de pedidos que não foram entregues?
Todos os envios realizados por esta ferramenta são integrados com o sistema de rastreamento dos Correios o que permite o acompanhamento do pós-venda, incluindo os itens em trânsito, entregues e não entregues. Para os itens que foram extraviados todo o processo com os Correios é realizado através do MercadoLivre bastando o vendedor nos informar o ocorrido, este processo em geral é mais rápido que o processo tradicional.
Tenho acompanhado este assunto no mundo virtual e pude notar que esta questão é um fator preocupante para quem deseja começar algum tipo de negócio pela internet e ou loja física, até mesmo para quem já está em plena atividade.
É preciso ter uma boa gestão do seu negócio e esta preparado para atender o mercado (um aumento no volume de vendas).
No mundo dos negócios, existe um modelo para cada tipo de negócio e em sua grande maioria, estes são tradicionais: produção/venda ou compra/revenda.
Logística é um gargalo no e-commerce, um pequeno deslize neste quesito e tudo pode ser posto à perder.
A vantagem de usar uma plataforma pronta é:
Facilidade e rapidez para se abrir uma loja virtual,
integração – tabelas de fretes dos correios,
Protocolos criptografados,
funcionalidades presentes nos carrinhos de compras,
Não precisa de conhecimentos em informática, contratar programadores e provedores para hospedagem,
Baixo custo,
Modelos prontos de design.
Desvantagem
A medida que vai crescendo e conquistando uma fatia considerável do mercado, novos clientes surgirão e com eles a necessidade de personalizar o sistema, coisa que as plataformas prontas não lhe permite fazer.
De nada adianta se não puder administrar o seu processo, a logística não se limita em apenas no recebimento e na entrega do pedido, é preciso ter atenção, nas 3 atividades primárias da logística:
1- Transporte – São Métodos de movimentação de produtos e insumos, é essencial ao processo e é responsável por grande parte do custo logístico da empresa.
2- Manutenção de Estoque – Este ponto requer muita atenção, o grande desafio é manter o menor nível de estoque sem colocar em risco sua operação e não comprometendo o seu nível de serviço ao cliente, ou seja, ter a quantidade certa para atender ao mercado quando ele desejar.
3- Processamento de Pedidos – Diminuir o ciclo do pedido, desde a sua solicitação até a sua entrega, no menor tempo possível. É bom ter um sistema de gerenciamento de pedido, estoque, separação, expedição, entrega e aprovação.
Os marktplaces são sites que unem vários vendedores em um único local, são consolidadores de demanda. Essa plataforma integrada ao sistema da maior empresa de entregas (logística) do país, gera confiança e passa segurança aos usuários da plataforma. A lógica é a grande chave do negócio, é a definição do modelo de negócio, é o que faz sentido e da vida ao seu modelo de negócio, em outras palavras é o “Pulo do Gato”.
A lógica, deve ter sentido e agregar valor para o seu modelo de negócio e não para o cliente diretamente, é a sua percepção para um determinado nicho de mercado. Não existe receita de bolo, e sim insight cognitivo, o empreendedor deve estar aberto as novas tendências de mercado e perceber qual é a melhor maneira de entregar valor ao mercado consumidor. Esta foi a grande SACADA das plataformas, necessidade x demanda, ter lucro com as operações logísticas, grande volumes fracionadas para várias PJ e PF. Temos um mercado carente em logística, algumas empresas se utilizam dessa plataforma como meio de divulgação devido a grande quantidade de acesso, oportunidade de negócios, baixo investimento por não ter que implantar um sistema de controle.
Olá Leandro!
Participei da sua palestra sobre o Mercado Envios e aceitei a proposta que fizeram, mas até agora não recebi um retorno de vocês, poderiam entrar em contato, por favor? Obrigado!
Olá!
Tenho dificuldades para encontrar uma empresa de logística focado em atender E-commerce. Tenho uma agência de marketing digital e também desenvolvemos e-commerce. Já passamos por 2 clientes que sentiram dificuldades para dar andamento no E-Commerce devido ao valor do frete. O Correio tem o limite 200cm, à partir disso somente uma transportadora para atender, o preço do frete dobra quanto fazemos os cálculos com uma transportadora. Qual seria a solução para uma nova empresa iniciar a venda pela internet, sabemos que para alavancar as vendas vai levar um tempo. Exemplo de um produto que o custo do frete está em 11% do valor total do produto, Valor vende R$ 1.390,00, Frete assustador R$ 152,90 – peso do produto é leve 10kg, mas as dimensões chegam a 220cm.
http://www.aumaioxycom.com.br