Logística no E-Commerce: desafio e inovação

| 05/08/2013 - 08:53 AM | Comentários (5)

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© Monkey Business – Fotolia.com

Um dos desafios mais intrigantes do e-commerce atual é o seu processo de logística e a entrega dos produtos vendidos. Vivemos em um tempo em que o comércio eletrônico caracteriza-se pela rapidez e precisão no atendimento, incluindo a entrega dos pedidos. E pensando em ajudar seus diversos vendedores e compradores, grandes marketplaces investem em tecnologias responsáveis pela integração dos operadores logísticos, pela oferta de preços mais competitivos, pelo sistema de gerenciamento de tomada de decisão e entrega dos produtos vendidos na plataforma.

Os marketplaces são sites que unem diferentes vendedores, das mais variadas localidades e que ofertam diversos artigos, tudo em um único local. Além disso, eles englobam grandes, médios e pequenos lojistas; tanto aqueles que já apresentam uma estrutura organizada para fazer a entrega de seus produtos, como os que ainda fazem essa transação manualmente. O desafio desta configuração é que os produtos são enviados de milhares de localidades diferentes e entregues em milhões de destinos.

Pensando nessa etapa tão importante do processo, o MercadoLivre firmou recentemente uma parceria com os Correios, abrindo sua plataforma e integrando-a ao sistema da mais importante empresa de entregas do país. O MercadoEnvios é o primeiro serviço de administração de remessas multiponto do Brasil, que só foi possível por meio da abertura da plataforma, possibilitando primeiramente a integração com os Correios e futuramente com outras empresas.

Tornando públicas as nossas APIs, completamos o nosso ecossistema e oferecemos outras oportunidades de negócio, trazendo ganhos para quem vende, para quem compra e para os prestadores de serviço, que fazem parte da cadeia de e-commerce. O processo beneficiará principalmente empresas de menor porte. Pois, se para grandes lojistas a entrega rápida é um trunfo conquistado graças ao alto valor investido em robustos sistemas e automação dos processos, para os pequenos e médios empresários a busca por parcerias é a única saída para que seja possível manter o negócio enxuto e com margens de lucro atrativas.

Uma prova da aceitação do MercadoEnvios é que, em menos de dois meses, 10 mil vendedores do site cadastraram-se no sistema, que já realiza, em média, mais de 2 mil envios diários. Criada para facilitar e gerenciar algumas etapas de logística, a ferramenta oferece mais agilidade aos vendedores e aos consumidores, tornando a compra uma experiência cada vez mais agradável.

A tecnologia, que pode ser adotada inclusive por pessoas físicas que desejam utilizar a internet para vender algum produto, provê a oportunidade de um frete mais barato – devido ao número de transações feitas por meio da plataforma –, insere um calculador de frete na página, permite ao comprador escolher preço e prazo de entrega e ainda possibilita o rastreamento da encomenda, da postagem até o recebimento, por meio de um código de rastreamento. Os usuários, tanto vendedores como compradores, podem acompanhar o trânsito da remessa pelo próprio site do marketplace.

A tecnologia empregada a marketplaces permite cada dia mais que vendedores possam focar completamente no seu core business, pois a plataforma de compra e vendas preenche as necessidades tecnológicas para que empresários tenham sucesso com vendas pela internet e compradores tenham boas experiências.

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Categoria: Cases

Sobre Leandro Soares: Leandro Soares é graduado em engenharia elétrica pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas e mestre em Física com ênfase em nanotecnologia pela mesma instituição. Possui MBA em marketing e finanças pela The Wharton School, Universidade da Pensilvânia. Atualmente, o executivo é o diretor de marketplace do MercadoLivre, cargo que assumiu em setembro de 2012. Na empresa, ele é o responsável pela área comercial da plataforma de compra e venda de produtos. Anteriormente, Leandro trabalhou na Bain & Company como líder de projeto; Unibanco S.A., como gerente sênior de crédito e produtos; Mckinsey & Company, onde atuou como consultor. Acumula experiência em desenvolvimento de negócios com foco na internet e mobile, além de operações de varejo em serviços financeiros focadas em recuperação de crédito para pequenas e médias empresas. Isso inclui consultoria a alta gestão de grandes grupos nacionais e multinacionais em diversos setores, participando de projetos de definição de estratégia de crescimento, fusão e integração, avaliação de parcerias estratégicas e revisão comercial, implementação de operações de cobranças, gestão de carteira de empréstimos, criação de métricas para avaliar desempenho de comércio virtual e outros. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (5)

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  1. Marx Camara disse:

    Sabemos que a logística em um pais com a extensão territorial como a nossa é algo bem complicado. Muito além simplesmente da venda, o empreendedor deve preocupar-se com pós venda. Acompanhar a entrega e garantir que será realizada no prazo prometido. Infelizmente um percentual, mesmo que pequeno, atrasa, e extravia-se a caminho do comprador.
    Esta solução tem acompanhamento do pós venda? Tem prazo diferenciado para pedido de informação no caso de pedidos que não foram entregues?

    • Leandro Soares disse:

      Todos os envios realizados por esta ferramenta são integrados com o sistema de rastreamento dos Correios o que permite o acompanhamento do pós-venda, incluindo os itens em trânsito, entregues e não entregues. Para os itens que foram extraviados todo o processo com os Correios é realizado através do MercadoLivre bastando o vendedor nos informar o ocorrido, este processo em geral é mais rápido que o processo tradicional.

  2. AMN Logística disse:

    Tenho acompanhado este assunto no mundo virtual e pude notar que esta questão é um fator preocupante para quem deseja começar algum tipo de negócio pela internet e ou loja física, até mesmo para quem já está em plena atividade.

    É preciso ter uma boa gestão do seu negócio e esta preparado para atender o mercado (um aumento no volume de vendas).

    No mundo dos negócios, existe um modelo para cada tipo de negócio e em sua grande maioria, estes são tradicionais: produção/venda ou compra/revenda.

    Logística é um gargalo no e-commerce, um pequeno deslize neste quesito e tudo pode ser posto à perder.

    A vantagem de usar uma plataforma pronta é:

    Facilidade e rapidez para se abrir uma loja virtual,
    integração – tabelas de fretes dos correios,
    Protocolos criptografados,
    funcionalidades presentes nos carrinhos de compras,
    Não precisa de conhecimentos em informática, contratar programadores e provedores para hospedagem,
    Baixo custo,
    Modelos prontos de design.

    Desvantagem

    A medida que vai crescendo e conquistando uma fatia considerável do mercado, novos clientes surgirão e com eles a necessidade de personalizar o sistema, coisa que as plataformas prontas não lhe permite fazer.

    De nada adianta se não puder administrar o seu processo, a logística não se limita em apenas no recebimento e na entrega do pedido, é preciso ter atenção, nas 3 atividades primárias da logística:

    1- Transporte – São Métodos de movimentação de produtos e insumos, é essencial ao processo e é responsável por grande parte do custo logístico da empresa.
    2- Manutenção de Estoque – Este ponto requer muita atenção, o grande desafio é manter o menor nível de estoque sem colocar em risco sua operação e não comprometendo o seu nível de serviço ao cliente, ou seja, ter a quantidade certa para atender ao mercado quando ele desejar.
    3- Processamento de Pedidos – Diminuir o ciclo do pedido, desde a sua solicitação até a sua entrega, no menor tempo possível. É bom ter um sistema de gerenciamento de pedido, estoque, separação, expedição, entrega e aprovação.

    Os marktplaces são sites que unem vários vendedores em um único local, são consolidadores de demanda. Essa plataforma integrada ao sistema da maior empresa de entregas (logística) do país, gera confiança e passa segurança aos usuários da plataforma. A lógica é a grande chave do negócio, é a definição do modelo de negócio, é o que faz sentido e da vida ao seu modelo de negócio, em outras palavras é o “Pulo do Gato”.

    A lógica, deve ter sentido e agregar valor para o seu modelo de negócio e não para o cliente diretamente, é a sua percepção para um determinado nicho de mercado. Não existe receita de bolo, e sim insight cognitivo, o empreendedor deve estar aberto as novas tendências de mercado e perceber qual é a melhor maneira de entregar valor ao mercado consumidor. Esta foi a grande SACADA das plataformas, necessidade x demanda, ter lucro com as operações logísticas, grande volumes fracionadas para várias PJ e PF. Temos um mercado carente em logística, algumas empresas se utilizam dessa plataforma como meio de divulgação devido a grande quantidade de acesso, oportunidade de negócios, baixo investimento por não ter que implantar um sistema de controle.

  3. Rodrigo Oliveira de Sousa disse:

    Olá Leandro!

    Participei da sua palestra sobre o Mercado Envios e aceitei a proposta que fizeram, mas até agora não recebi um retorno de vocês, poderiam entrar em contato, por favor? Obrigado!

  4. Douglas Bernardes disse:

    Olá!
    Tenho dificuldades para encontrar uma empresa de logística focado em atender E-commerce. Tenho uma agência de marketing digital e também desenvolvemos e-commerce. Já passamos por 2 clientes que sentiram dificuldades para dar andamento no E-Commerce devido ao valor do frete. O Correio tem o limite 200cm, à partir disso somente uma transportadora para atender, o preço do frete dobra quanto fazemos os cálculos com uma transportadora. Qual seria a solução para uma nova empresa iniciar a venda pela internet, sabemos que para alavancar as vendas vai levar um tempo. Exemplo de um produto que o custo do frete está em 11% do valor total do produto, Valor vende R$ 1.390,00, Frete assustador R$ 152,90 – peso do produto é leve 10kg, mas as dimensões chegam a 220cm.

    http://www.aumaioxycom.com.br

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