Motivos para o Sucesso do Facebook

| 26/04/2011 - 00:01 AM | Comentários (0)

Que o Facebook está na moda e o Orkut não, todo mundo vê. É possível que o Orkut não vá morrer, como muitos videntes anunciam, porém é fato que a rede social de Mark Zuckerberg inovou e agregou conceitos até então desconhecidos.

O objetivo deste post é listar os principais pontos que tornam o Facebook único e inovador. Confira:

    Um dos conceitos mais interessantes é o de integração.
    O Facebook pretende integrar tudo que estiver ao seu alcance: chat, e-mail, rede social, sites e até mesmo estar presente nos principais portais de cada país. Como é o caso do Uol no Brasil. Eu, pelo menos, já ouvi diversas vezes a frase: “Poxa, ia ser tão legar se o Gmail tivesse um botão de Curtir..” 

    Engajamento.
    Segundo Leandro Kenski, CEO da Media Factory: “A elevação da presença digital nas organizações é um dos principais desafios para que elas realizem campanhas integradas de redes sociais com foco no aumento de visibilidade e branding online. E esta nova plataforma pode criar um canal de comunicação direto com o cliente, otimizando o relacionamento e aumentando o engajamento com a marca.” Via HSM.

    Oferta de Aplicativos
    De acordo com Fernando Passini da Info.com os aplicativos representam um grande diferencial do Facebook. Veja abaixo alguns motivos para tal:
    A existência de um número enorme de aplicativos e, inclusive, muitos em português.
    A possibilidade de integração com outras redes sociais como Facebook e Twitter.
    Capacidade de mobilização social e entretenimento.

    Botão Curtir
    Trata-se de uma grande sacada do Facebook. Ao incorporar o botão curtir na própria rede social e em sites externos, o Facebook proporcionou uma maneira instantânea de comunicar algo positivo em rede. Ao fazer isso, ele possibilitou uma interação fácil para os dispositivos mobile e que pode acontecer em tempo real. Para os sites externos que aderiram, trata-se de um incrível aumento de tráfego para o seu site.

Conclusões

Tentei expor aqui, alguns dos muitos diferenciais do Facebook. Possivelmente, a rede social possui muitos outros segredos escondidos que ainda não compreendemos bem. O fato, no entanto, é que toda essa interação através do site disponibiliza uma enorme base de dados de preferências de consumidores que podem ser cruzadas com informações de anunciantes, entre outros.

Cabe a nós, que gerenciamos mundo digitais, prestar atenção nesse fator condicionante. Veja mais sobre o assunto nesta matéria da HSM.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Maria Fernanda: Maria Fernanda Lacerda Pereira é estudante de Administração de Empresas da ESAG – UDESC. Estagia na área de Marketing de Produtos em uma grande empresa de Florianópolis, SC e edita o blog WebContexto. Está sempre em busca de novos conhecimentos e experiências acerca de negócios digitais. (Twitter:@mfernandalp) Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.