8 estratégias de mídias sociais para driblar a crise

| 14/07/2016 - 09:28 AM | Comentários (1)

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O marketing boca a boca e a indicação sempre foram as formas mais eficientes para uma empresa adquirir novos clientes. Uma estratégia que ganhou muito mais potência com a popularização das redes sociais, já que a mesma indicação que antigamente ficava restrita ao círculo de amigos próximos, hoje ganha muito mais alcance com as possibilidades oferecidas pela web. Saber inovar é fundamental, especialmente em momentos de crise, e por isso neste post nós compartilhamos 8 estratégias de mídias sociais para sua empresa investir hoje mesmo.

8 estratégias de mídias sociais para investir na sua empresa

Apesar de serem muito atrativas enquanto canal de mídia para a empresa, não basta apenas criar uma página para seu negócio e começar a interagir com os usuários. É preciso planejar e pensar com cuidado nas iniciativas para garantir o maior retorno possível em novos negócios.

1. Saiba quem é seu público

Como qualquer campanha de marketing e comunicação é fundamental que você conheça muito bem seu público-alvo antes de começar o trabalho nas mídias sociais. Para isso você pode fazer pesquisas com os seus seguidores com o objetivo de descobrir quais os hábitos e interesses dessas pessoas, para que o seu conteúdo seja o mais assertivo possível para atingir seus resultados.

2. Esteja onde está seu público

Não é porque existem diversas plataformas de mídias sociais que sua empresa precisa estar presente em todas elas. O Marketing em mídias sociais precisa ser feito com estratégia, o que significa que você precisa estar presente nas redes onde seu público em potencial está.

3. Busque sempre um objetivo de negócio

Ganhar curtidas, comentários e compartilhamentos é um resultado do trabalho nas mídias sociais, mas não é o que podemos considerar um objetivo destas estratégias. Suas estratégias nas mídias sociais precisam ter uma meta de negócio clara, que impacte os resultados da empresa.

4. Mantenha qualidade no conteúdo

As pessoas acessam as redes sociais para consumir conteúdo e conhecimento, não para comprar coisas. Por este motivo procure evitar postagens muito voltadas para as vendas, e invista mais em conteúdos úteis e relevantes para o seu público. É isso que vai construir a credibilidade da sua marca para possíveis futuras vendas a estas pessoas.

5. Entenda as redes sociais como um canal de relacionamento

Os usuários de diversos níveis, além de consumirem conteúdo, adoram se relacionar através das mídias sociais, seja com seus amigos, família, ou até mesmo com empresas. Se você entender suas páginas nas mídias sociais como canais de relacionamento com o cliente a efetividade das suas estratégias será muito maior.

6. Tenha atenção com a qualidade das imagens

Nas principais mídias sociais o conteúdo em imagens e vídeos é fundamental para maximizar o alcance e o engajamento. Por este motivo todas as imagens que forem utilizadas precisam ter um controle de qualidade rigoroso, sejam elas fotos, artes ou vídeos.

7. Invista para aumentar o alcance das publicações

Assim como a sua, diversas outras empresas também estão presentes nas redes sociais disputando um espaço restrito nas timelines dos usuários. Isso significa que seu conteúdo não vai aparecer organicamente para uma parcela tão grande de seus seguidores, e para aumentar o alcance das publicações é fundamental que você invista para promover seus conteúdos, ou seja, precisa impulsioná-los.

8. Monitore os resultados e reveja sua estratégia

Por fim, boas estratégias de mídias sociais não são imunes às mudanças das plataformas, do público e do mercado. Por isso, para ser eficiente no marketing digital, é fundamental que você monitore os resultados do trabalho, e sempre reveja sua estratégia com base no aprendizado gerado no monitoramento.

Agora é a sua vez de trabalhar para desenvolver suas estratégias de mídias sociais para seu negócio, e se tiver mais alguma dúvida, deixe abaixo um comentário!

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Categoria: Dicas

Sobre Sandra Turchi: Bacharel em administração de empresas pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-SP, MBA pela Business School SP e Toronto University e cursou empreendedorismo na Babson de Boston. Executiva de marketing há mais de vinte anos nos setores de Varejo, Financeiro, Educacional e Serviços nas empresas Lojas Arapuã, Zogbi, Finasa-Bradesco, FGV-SP e Associação Comercial de SP e Boa Vista Serviços, onde foi Diretora de Marketing. Indicada como um dos professores de Marketing mais influentes nas mídias sociais pela revista SMMagazine. É palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Coordenadora dos cursos “Estratégias de Marketing Digital” na ESPM desde 2008. Professora do MBA e Pós-MBA em Marketing Digital da FGV. Idealizadora do “Digital Strategies Summit”. É articulista de diversos veículos de comunicação, autora do blog www.sandraturchi.com.br e autora do Livro “Estratégias de Marketing Digital e E-commerce” a ser lançado pela Ed. Atlas no início de 2012. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (1)

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  1. Antonio Jose disse:

    Ali no 5 é um ponto muito interessante de se ver,pois se for investir no facebook,é importante ler as políticas deles pois é proibido mostra que você está vendendo por lá.

    O mark zuckerberg já ganha super bem, só com impressões de anúncios hahaha…

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