Publicidade nativa, profissionais de mídia e novas formas de anunciar

| 21/10/2014 - 13:24 PM | Comentários (0)

digitando

Não é novidade que a mídia tem evoluído e passado por transformações. Com isso, diversos canais se abrem para a publicidade, seja no ambiente online ou no offline. Mas o grande desafio que profissionais do setor vêm enfrentando é como explorar todas esses espaços e realmente chamar a atenção e impactar consumidores em meio a tantos anunciantes.

Segundo um levantamento realizado pela irlandesa PageFair e pela norte-americana Adobe, o número de pessoas usando ferramentas para bloquear qualquer tipo de publicidade na internet cresceu 69% de janeiro a junho de 2014, nos Estados Unidos. Isso aponta que, cada vez mais, as pessoas estão tentando fugir de serem impactadas durante a navegação na rede.

Para tentar driblar essas ferramentas, uma tendência que vem se popularizando muito nos últimos anos é a publicidade nativa, ou content marketing, que nada mais é que um conteúdo editorial, muitas vezes escrito por um jornalista, com conteúdo publicitário inserido de forma implícita. Algumas pessoas tem confundido tal formato com os chamados “publieditoriais”, que, em meio à polêmicas, vem ganhando força principalmente no universo das blogueiras de moda e beleza. O fato é que a  publicidade nativa está, cada vez mais, sendo incorporada ao nosso cotidiano. De acordo com a também norte-americana Dedicated Media, a publicidade nativa aumenta cerca de 53% a intenção de compra ao mesmo tempo que gera 82% mais interação com a marca, o que acaba refletindo também em aumento de vendas, além de contribuir reputação e aceitação das marcas.

Uma grande aliada dos profissionais de publicidade nessa negociação dos anúncios nativos são as agências de afiliação, que, com sua rede de publishers, conseguem atingir diversos públicos, de acordo com o target de cada campanha.

É exatamente por meio desta rede de afiliados – que pode ser composta desde blogueiros a portais de cupons, por exemplo – que uma agência de afiliação consegue planejar uma ação e atingir públicos dos mais diferentes segmentos, de acordo com seu perfil e interesse. Para o anunciante, o modelo consegue entregar mídia de alta performance; para o Publisher, garante a monetização do conteúdo.

Por tudo isso, as principais agências de afiliação do mundo acabam oferecendo também uma consultoria para auxiliá-los na criação de conteúdos de qualidade.

Veja abaixo alguns desses conselhos, que são valiosos na hora de publicar esse tipo de publicidade:

1) Gere conteúdo relevante. Não adianta nada você chamar atenção e, na hora de ler o conteúdo, o consumidor perder o interesse. O que é preciso fazer é se inserir no contexto do leitor e perceber o que é de fato interessante para ele. Isso agregará à marca e surpreenderá quem é impactado.

2) Seja natural. Forçar um relacionamento que não existe acaba sendo pior que simplesmente não se relacionar. O leitor percebe quando algo está sendo imposto.

3) Seja criativo e utilize uma arte bonita e atrativa. Já ficou mais do que comprovado que uma postagem atrativa visualmente chama muito mais a atenção do que uma sem graça. É preciso se destacar para ser visto.

E você? Está preparado para estas mudanças no mundo da publicidade?

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Patrícia Farinazzo: Patrícia Farinazzo é formada em Comunicação Social pela FMU FIAM FAM e atualmente é Account Manager de Publishers na zanox, agência de afiliação. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
e-completo
Vtex
Mailbiz
Viewit
Digital UP
Softvar
LojaMestre
Braspag
Superpay
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
ChannelAdvisor
F1soluções
Wiser
MasterPass
Enviou
Internet Innovation
Signashop
Xtech Commerce
ComSchool
Thumb
Brasil na Web
Nação Digital
COMM2
E-Commerce Logística
Maplink
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.