Quando o email marketing é fundamental no abandono de carrinho na loja virtual
Existe um mito em relação aos emails marketing transacionais, automáticos ou mesmo triggers. A maioria das empresas busca recursos automatizados em suas campanhas de email marketing, mas muitas não imaginam como.
A maneira mais simples de programar um email marketing pertinente para ser enviado automaticamente quando acontece a desistência da compra, é gravar algumas informações na base de dados que podem ser usadas para segmentar e personalizar a mensagem.
As informações mais indicadas para aplicar ações transacionais, no caso de lojas virtuais, são a data do abandono, produtos abandonados, valor do carrinho e url do carrinho.
Com essas informações disponíveis em um banco de dados, é possível programar um email para ser enviado no dia seguinte ao abandono do carrinho.
A mensagem pode ser personalizada com o nome da pessoa, os produtos que ela abandonou, o valor do carrinho e um link para voltar diretamente ao carrinho e finalizar a compra.
Outros dados importantes que devem estar presentes na base, como Cidade, CEP ou UF podem ser cruciais para inserir informações de frete grátis, por exemplo.
Na hora de criar sua estratégia de email marketing, pense em todas as informações que consegue levantar sobre determinado contato. Com dados relevantes em mãos já é possível fazer verdadeiros cases de relacionamento com o cliente.
Categoria: Cases
Se tiver uma inteligência para entender o que levou o consumidor a abandonar o carrinho é melhor ainda. Geralmente é o valor do frete. Um boa análise dos concorrentes, também ajuda a converter.
Olá, Any
Vou copiar um comentário que fiz num artigo do Felipe Martins e gostaria que opinasse:
Antes, deixo uma pergunta: um e-mail mkt no dia seguinte não está fora do timing de compra, considerando um cliente que está fazendo cotação e pode ter a urgência de comprar naquele momento?!
Como profissional de e-comm e como e-consumer quero contribuir com ser artigo ressaltando que o atendimento pró-ativo durante o processo de compra é crucial!
Por diversas vezes me deparei com dúvidas que poderiam ser sanadas via chat, 0800.
Essas duas ferramentas ajudam e muito a, no mínimo, identificar o comportamento de rejeição em finalizar o carrinho e principalmente contornar toda e qualquer objeção.
O atendimento pró-ativo também remete ao artigo publicado dias atrás, sobre o papel (ausência) do “vendedor/atendente” dentro do e-comm, ou seja, sinto falta de ver portais com essa solução, alguém que me diga:
“-Em que posso ajudá-lo?”
e muitas vezes isso seria fator decisivo numa conversão!
Outro ponto é um “ativo” que pode (e deve) ser feito, via fone, logo na sequencia de um abandono, essa ação surpreende o cliente, não com um script de venda mas sim como um ativo de suporte, buscando identificar a motivação de desistência e claro, buscar reter e converter esse cliente.
Raime