Táticas de Marketing para Comércio Eletrônico

| 26/12/2012 - 17:10 PM | Comentários (3)

estrategia

Lojistas tem leque muito grande de opções de publicidades para alavancar seus negócios através da aquisição de tráfego que automaticamente gerarão melhora nas vendas e lucratividade, vamos a elas:

Marketing de Conteúdo
Simplesmente publicar o máximo de conteúdo inédito e relevante, a fim de envolver mais pessoas, criar relacionamentos e desenvolver clientes a longo prazo. Agregado a tudo isso, vem o aumento de tráfego, mais informações para serem indexadas pelos buscadores criando maiores chances de ser encontrado tanto o produto, quanto a informação relativa.

Publicidade Clique-Pague
Essa tática de publicidade pode ser extremamente bem sucedida, uma vez que os anúncios podem ser comprados. Mesmo com um orçamento minúsculo, os resultados são fáceis de medir, o que facilita a mensuração do resultado, ou seja, o retorno sobre o investimento. Ser achado no momento de procura é meio caminho para a concretização de uma venda.

E-mail Marketing
Considere a criação de uma estratégia de campanha de publicidade via email pelo menos uma vez ao mês, procure compartilhar promoções, descontos, participação em concurso, conteúdos relevantes para o cliente. Mesmo que sua base inicial seja pequena vale o investimento, porque uma vez criada o processo ficará fácil aumentar os inscritos.

Marketing Social
Essa publicidade procura envolver atuais e potenciais clientes, procurando com o resultado ganhar mais conhecimento, confiança e respeito no mercado. A utilização das redes sociais ajudam a humanizar a marca, criando assim um grau de relacionamento maior, pelo fato dos clientes enxergarem além do negócio, visualizando um grupo de pessoas do outro lado da transação.

Otimização de Conteúdo (SEO)
As páginas de uma loja virtuais devem ser estruturas facilmente para serem visível por pessoas, mas também devem ser bem escritas para os robôs dos buscadores. A maioria das entradas de uma loja virtual veem de buscas realizadas em buscadores. Evite consultores de SEO prometendo obter resultados quase mágicos. Um bom posicionamento leva tempo e dedicação, nesta ordem.

Multi Canais de Vendas
Lojistas virtuais não necessitam ficar limitados as suas lojas virtuais. Vendas podem ser realizadas também no mundo offline através de campanhas promocionais diferenciadas (vide Criando Venda OffLine), ou ainda oferecer uma plataforma para vendas externas, através de plano de parceiras.

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Categoria: Cases

Sobre Marcelo Goberto: Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo E-commerce (www.mundoecommerce.com.br). Atualmente como Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia (www.dragonsoft.com.br), focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (3)

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  1. Pettersom Paiva disse:

    Para o setor de Viagens também é bom destacar a chegada dos “metabuscadores” de passagens aéreas e hotéis ao Brasil, com destaque para o Voopter que já foi matéria aqui no EcommerceNews:
    /noticias/lancamentos/ainda-da-tempo-de-viajar-buscador-ajuda-a-encontrar-passagens-mais-em-conta
    Sem dúvida um exemplo de “integração” com o melhor ROI para companhias aéreas e agências de viagem online.

  2. Cairo Cananéa disse:

    Não podemos nos esquecer do Marketing de Busca (SEM). Hoje em dia as pessoas vão nos buscadores como Google e Bing logo após receberem um estímulo externo. Com a mobilidade gerada pelos tablets e smartphones, a busca se tornou um dos itens essenciais para “aparecer”.

  3. Sandro disse:

    Muito boas estas dicas. Penso que para ter êxito no mercado, é preciso explorar todas as possibilidades que estão à frente e que são possíveis.

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