Três dicas para o sucesso de uma estratégia global de pagamentos

| 19/06/2013 - 09:04 AM

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Então você alcançou seus clientes no Brasil e agora está pensando em expandir seus negócios para o exterior? Certamente, a Internet tornou mais fácil para comerciantes ampliar o alcance de seus produtos e serviços para novos mercados, mas a expansão internacional não é tão simples quanto parece. Um dos aspectos mais complicados é navegar nos horizontes de pagamento em constantes mudanças e todas as especificidades culturais, regionais e técnicas. Veja algumas dicas para implantar uma estratégia global de pagamentos de sucesso.

Escolha o método de pagamento local que atenda aos consumidores

A maneira como as pessoas fazem transações online é muito relacionada a fatores culturais. Por exemplo, no Brasil é comum pagar parcelado. Um histórico de inflação elevada no País criou uma cultura em que funcionários recebem salários em diferentes dias do mês, ao invés de uma bolada só. Por isso, quando vão comprar online, brasileiros procuram parcelar o pagamento.

Na Holanda, consumidores preferem fazer transações utilizando um meio de transferência bancária em tempo real chamado iDeal. Cerca de 81% dos compradores online da Holanda dizem que usaram esse método e, mais de metade deles, dizem que esta é a sua opção de pagamento preferida. Também é diferente no Reino Unido, onde o cartão é o Rei – quase 80% de todas as transações são feitas via cartão. Na Alemanha, apenas 34%.

A análise de pagamentos da Adyen mostra que oferecer métodos locais de pagamento em cada um dos países que a empresa opera irá aumentar as taxas de conversão de transação em até 35%. Como um comerciante internacional em expansão, é importante saber que a mesma abordagem não atende a todos.

Ajuste sua abordagem para otimizar a experiência do consumidor

Frequentemente, as melhores soluções são aquelas que passam completamente despercebidas. Imagine que você visitou o supermercado local para fazer as compras da semana e descobriu, quando passou pelo caixa, que o atendente não fala a sua língua e você precisa gastar 20 minutos para fornecer todas as suas informações pessoais. Isso é um tiro certo para perder vendas.

O mesmo acontece online, onde uma experiência de pagamento feita sob medida é parte integral da compra. Páginas de pagamentos como as oferecidas pela Adyen tornam possível otimizar o processo de checkout em cada país, combinando as mais recentes tecnologias com idiomas locais. Páginas de checkout curtas, com informações claras para cada método local de pagamentos e no idioma local torna a finalização da compra mais fácil para seus consumidores.

Uma abordagem de pagamentos sob medida não é apenas prática, mas alcançável. Simplesmente não existe desculpa.

Minimize fraudes sem minimizar vendas

Não dá para evitar o fato de que expandir internacionalmente significa mais exposição a fraudadores. Chargebacks e outras formas de atividades criadas para fraudar sites de e-commerce têm crescido substancialmente nos últimos anos com criminosos continuamente elaborando novas formas de ataque. Um e-commerce internacional de sucesso é aquele que entende a ameaça envolvida e tem medidas antifraude preventivas para garantir que as transações são genuínas.

Escolher o parceiro de pagamentos certo para projetar seu negócio é absolutamente essencial. Ferramentas como o 3D Secure (verificado pela Visa e MasterCard SecureCode) tem sido bem divulgadas, mas é preciso tomar cuidado ou essas ferramentas podem ter impacto em sua base. Se as defesas são muito fortes, compras reais podem ser frequentemente rejeitas.

Ao optar pelo parceiro certo de pagamentos, comerciantes podem confiar que as decisões corretas a respeito do controle de fraudes serão tomadas em seu benefício.

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Categoria: Cases

Sobre Christian Mies: Jean Christian Mies, Vice Presidente Sênior da Adyen para a América Latina Ver mais artigos deste autor.

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