Crie boas descrições para seus produtos

| 21/06/2010 - 03:39 AM | Comentários (6)

Um site de comércio eletrônico, pode ter pouco valor ou importância se a sua essência for seca. O e-commerce é um vendedor virtual. Conscientemente ou não, as lojas online são concebidas, projetadas e criadas para vender produtos com pouco contato pessoal com um possível cliente. E como tal, as descrições do produto bem escrita pode ter um impacto significativo sobre o sucesso de uma loja.

Parte da razão do comércio eletrônico ser bem sucedido é que ele minimiza o contato humano. Isso pode parecer loucura, mas é uma verdade. Um mínimo de contato humano significa que os clientes podem procurar e encontrar os produtos que deseja, sem interagir com os balconistas peculiares ou sem preparo, e os comerciantes on-line pode vender milhares de produtos sem ter que despender recursos e responder às mesmas perguntas repetidamente.

Considere isso, recentemente o mouse do meu computador quebrou às 9:30 de uma quarta-feira, e eu não poderia efetivamente trabalhar. Eu me dirigi a uma loja local e comprei um mouse novinho em folha por cerca de 30,00 reais. O evento levou cerca de uma hora e meia. Por quê? Porque um balconista de uns vinte e poucos anos, não me deixou sair de lá. Ele se envolveu em uma conversa sobre computadores (porque eu não quero um mouse sem fio?), Jogos de vídeo e música indie. E eu só queria ser muito educada, é pegar o meu mouse e sair.

Da mesma forma, eu sei que muitos sites que agregam perguntas freqüentes (FAQ) nas seções, especificamente para que eles não têm de ter um contato pessoal, individual, com os milhares de visitantes que chegam ao seu site a cada mês. Essas empresas podem escalar e fazer mais dinheiro ao não fazer contato. Não acredita em mim? Basta ter eficiência impessoal, com descrições eficientes do produto o que é de vital importância.

Vou mostrar três passos para as descrições atraentes do produto que vai vender, mesmo quando você não tem contato pessoal com seus e-clientes.

No. 1: Conheça seu público, e Imagine quem está falando e quem está ouvindo:

Antes de adiconar palavras comprometendo-se somente a página (ou tela), saber quem você é e saber para quem você está escrevendo é fundamental. Alguns anos atrás, eu tinha um projeto que obrigava-me a escrever sobre promoções visando jovens engenheiros graduados apenas. Sabíamos que a partir de perfis demográficos eles estavam muito interessados em gadgets, videogames, blogs, etc. Então, nós definimos uma persona ou pessoa imaginária que compõem o texto, falando ao nosso destino como um ponto. Isso norteou a nossa linguagem.

Tente fazer o mesmo em suas descrições de produtos. Realmente imagine seus melhores clientes quando você escreve.

No. 2: Obter atenção do seu cliente

Descrições de produtos de qualidade devem captar rapidamente a atenção do leitor / cliente, se o leitor não está pagando, mesmo o mais eloquente e persuasivo torna-se um escritoe de um monólogo.

Até certo ponto, eu saí do meu caminho para agarrar sua atenção neste artigo. Observe como eu comecei, “Um site de comércio eletrônico, pode ter pouco valor ou importância se a sua essência for seca.”. Dado que eu estou escrevendo para a comunidade de comércio eletrônico, foi uma abertura muito radical. Queria agarrar sua atenção, de modo que você continue lendo meu artigo. Eu usei que a palavra “seca” foi especificamente para desafiar você, meu leitor.

Quando eu não estou necessariamente sugerindo esse fato específico para suas descrições de produtos, quero incentivá-lo para chamar a atenção rapidamente. E estar disposto a usar palavras fortes e perguntas para atingir esse fim. Abaixo estão alguns exemplos de frases que chamam a atenção de algumas das minhas descrições favoritas de produtos de comércio eletrônico. Nenhum destes é comovente. Mas cada um terá o interesse do leitor.

“A Peppermint sabor [lollipop sic], que vêm direto da fazenda, levantado até formigas!” Aqui fica a minha atenção, sem me afastar muito do produto.

“Você levanta o polegar mais vezes do que gostaria de admitir?” Esta frase captara a atenção dos clientes da Hartville ferramenta e envolve os leitores, fazendo uma pergunta.

“Entre em um quarto e dê uma boa impressão.” Da Pierotucci .

“Torta doce com aroma picante. Isso fará com que você quer a coisa real.” Da 100Candles.com .

No. 3: Comunicar e persuadir. Conte uma História

Depois de ter a atenção do comprador é importante comunicar-se com eles, dizendo-lhes uma história do produto que agrade emocionalmente a natureza humana e, segundo, se necessário, ofereça suporte lógico para a compra dentro dos sentimentos quentes que estão experimentando no momento.

Na descrição não é possível criar o desejo de um produto. Ele só pode ter as esperanças, sonhos, medos e desejos que já existe nos corações de milhões de pessoas, e podemos encontrar os desejos já existentes sobre um determinado produto. Esta é a tarefa do escritor: Não é para criar esse desejo em massa, mas para canalizar e dirigi-la “, explicou Eugene Schwartz, autor do livro Breakthrough Publicidade.

Quando você tiver que tocar em desejos universais, tente:

Contar uma história; Usar exemplos muito específicos;

Apelar para as emoções em primeiro lugar;

Usar linguagem descritiva envolvente.

Como exemplo, você deve se lembrar que eu disse-lhe um pouco de história no início deste artigo, o de ir para uma loja e encontrar o ” balconista de vinte e poucos anos”. Eu sei que essa história para acioná-lo emocionalmente. Se eu fosse eficaz, seria uma resposta emocional. I ncluí termos muito específicos, como o dia da semana e a hora. Todos os detalhes são para dar credibilidade a minha história.

Conheça o seu público e ao se comunicar obtenha a sua atenção. Essas são as chaves para escrever as descrições dos produtos que vendem, na minha opinião.

Fonte: Blog do Ekom

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Categoria: Artigos, Tutoriais

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Comentário (6)

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  1. Vinicius Castro disse:

    O aplicativo de impressão da erro ao tentar imprimir.

  2. Bernardo Klock disse:

    Erros de protuguês, como os que aparecem neste artigo acima, e erros ridículos de tradução, como os que aparecem acima, são suficiente para desqualificar completamente um artigo.

    Muito cuidado aos detalhes. Esses erros são um bom exemplo de como se faz para perder a atenção do cliente (leitor).

    Sds,

  3. Wilson disse:

    Ao se comentar os erros de alguem, tente evitar cometer os mesmos erros…

    Sds

  4. Adriano disse:

    Eu particularmente gostei deste artigo, pois quado passamos a ler sobre um determinado assunto até pode conter “erros” mas o que vale mesmo é o conteudo em si.

    Sds.

  5. Adriano Papa disse:

    Muito produtivo…
    nota 10!!!

  6. guilherme disse:

    Gostaria de fazer uma correção muito importante.

    Segundo os meus professores da FGV do MBA de Marketing com ênfase em vendas, é possível sim criar/despertar um desejo nas pessoas. O que não seria possível é criar a NECESSIDADE, pois é ela que esta intrínseca na pessoa e faz parte da individualidade de cada um.

    Em uma campanha de mkt de um carro hatch, por exemplo, os profissionais sabem que o público-alvo para este tipo de carro são pessoas mais jovens. Assim, não seria possível você criar uma necessidade deste tipo de carro por parte da público mais velho, que tem mais necessidade de um carro sedan.

    Porém, a partir do momento em que encontramos pessoas com determinada necessidade, neste caso um carro hatch por parte dos jovens, cabe ao profissional de mkt criar o desejo pelo seu produto/serviço na cabeça destas pessoas de forma a se destacar da concorrência.

    Por isso que falamos tambem em despertar o desejo ao invés de criar. Pois o desejo é despertado a partir de uma necessidade, com o objetivo de satisfazê-la.

    Resumindo: a necessidade não se cria, mas o desejo sim. Pois o desejo é a maneira como a necessidade será satisfeita. Se para satisfazer a necessidade, o cliente tiver mais desejo pelo produto do concorrente, ele certamente escolherá o dele ao invés do seu.

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