3 Maneiras eficazes de fidelizar clientes no e-commerce
Falar sobre fidelização, hoje no e-commerce, pode parecer utópico. Em meio a tantos empreendimentos, diferenciais, preços e condições de compra, conquistar um consumidor para que ele sempre compre em sua empresa não parece ser possível. No entanto, sempre há algo em que o cliente se apega mais: seja um atendimento ou mesmo uma condição de compra, como o cartão da loja, por exemplo. E é sobre fidelização que falaremos hoje.
Conceituando fidelização
Fidelizar clientes, ou tornar clientes fiéis, trata-se do conjunto de técnicas com o objetivo de conservar e atrair os melhores clientes, com o objetivo de aumentar sua fidelidade à loja virtual em questão. Vale ressaltar que, em diversos estudos está comprovado: conquistar novos consumidores custa de três a cinco vezes mais caro, do que conservar os clientes já existentes e encorajá-los a consumir mais.
Diante dessa realidade, conquistar o interesse do consumidor é uma ação que exige estratégia. Vejamos formas interessantes de se conquistar a preferência dos consumidores virtuais:
Um cliente bem recebido, sempre volta. Lembra-se daquela frase: “Entender para atender”? Ela é essencial para o processo de fidelização no e-commerce, pois a partir do momento que você considera as expectativas do consumidor, ele certamente se identificará com sua loja virtual. E identificação com o cliente é a chave do sucesso para uma empresa na web. Muito mais do que oferecer produtos e serviços, seu e-commerce deve oferecer parceria e relacionamento aos clientes.
Pequenos gestos que refletem grande diferença. Ainda falando em relacionamento, a questão de manter os consumidores que já compraram em seu e-commerce deve ser considerada e colocada em prática. Mas, como fazer isso? Através do pós-venda. Ignorado por algumas empresas, o pós-venda é uma ferramenta fundamental para mostrar ao cliente que sua negociação foi muito importante e que as portas sempre estarão abertas para ele voltar; nessa hora, cabe um desconto, um valor promocional na próxima compra ou mesmo um brinde que o faça desejar negociar em seu e-commerce. O pós-venda pode ser feito no momento da entrega, ou por contato (telefônico, e-mail, mídias sociais) alguns dias após o recebimento do produto.
Profissionalismo encanta. Diante de um mercado com muitas novidades e concorrência, o profissionalismo ainda é o fator que mais interessa ao consumidor virtual. Ele simplesmente deseja comprar e receber o produto dentro do prazo, nada mais. O que vier depois disso é experiência satisfatória. E, é nesse momento que sua loja virtual entra: além de oferecer um processo de compra impecável, ser transparente e desenvolver relacionamento são grandes diferenciais. Contudo, todos sabem que imprevistos acontecem; dessa forma, ter proatividade em solucionar problemas é um fator conquistador de clientes. Os consumidores já estão cansados de burocracias; se sua loja tem condições de solucionar questões rapidamente, faça! Seja diferente.
Considerações
Facilite sempre, disponibilize-se, leve seu consumidor a sério. Infelizmente, há empresas no mercado virtual que, ainda, enxergam o investimento em diferenciais como gastos. Já outras, acreditam que podem se basear no que a maioria faz, tornando seu e-commerce igual a todos os outros. Não seja como elas; aja diferente, pense como seu consumidor.
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