5 fáceis e efetivos caminhos para aumentar o engajamento do cliente

| 23/03/2017 - 11:42 AM | Comentários (0)

Hoje em dia no mundo do eCommerce está muito difícil sobreviver com a loja própria.

O ambiente é de forte competição gerado por lojas de grande porte e também os agora famosos marketplaces.

Mesmo assim, dia após dia, o espaço alcançado pelo eCommerce aumenta e novas lojas são criadas para aproveitar o crescimento das vendas pela internet.

Então, como lidar com este ambiente competitivo?

Qual estratégia seguir para se destacar?

Muitas marcas de lojistas trabalham para aumentar o engajamento de seus clientes, esta estratégia pode ser um caminho efetivo para criar este destaque.

Pesquisa da Compass, mostra que a média de bounced rate (taxa de rejeição) da loja virtual é de 60% (muito alta).

Isso significa que muitas lojas não conseguem deixar uma boa primeira impressão quando seus clientes visitam a loja.

Este é o motivo que muitas marcas afirmam que, engajar o cliente é fundamental para promover sua loja e aumentar o ROI (retorno sobre investimento).

Ok, então o que fazer para aumentar o engajamento dos clientes?

Vou apresentar 5 dicas fáceis para aumentar o engajamento e consequentemente, suas vendas.

  1. Experiência do usuário

Pessoas visitam todos os dias sua loja virtual e a deixam rapidamente sem gastar muito tempo.

Você sabe o por que?

Porque elas não têm confiança de que a loja vai atender as suas demandas.

É importante promover bons produtos e serviços que seus visitantes estão buscando e se você puder garantir boa promoção, facilmente converterá seus visitantes em clientes e aumentará o engajamento do usuário.

Há vários caminhos para ter uma boa experiência de usuário, como por exemplo:

  • Paginas otimizadas
  • Use imagens atrativas, cores e botões de “call-to-actions”
  • Rápido carregamento de paginas
  • Textos de fácil leitura
  • Simples e bonito design (falo um pouco mais sobre este item abaixo)
  • Chat para conversar com seus clientes

Eu poderia expandir está lista com muitas outras técnicas, mas a ideia principal é promover para seus visitantes uma melhor experiência na sua loja virtual.

Estas ações farão com que seus clientes gastem mais tempo em sua loja e tenha maior engajamento com sua marca.

  1. Design

Invista em um bom design para sua loja virtual.

Entenda que é a primeira coisa que o cliente verá quando acessar sua loja.

Uma loja bem desenhada, com cores harmônicas, boa disposição de menus, banners, painéis de produtos, área de busca bem identificada, entre outros fatores, farão com que o seu cliente se sinta em um ambiente agradável.

Isso fará com que o cliente tenha empatia com sua loja já de início dando-lhe abertura para maior iteração com seus produtos.

  1. Personalização

Personalização é uma das mais cruciais partes do eCommerce.

Clientes querem se sentir únicos e fazê-lo sentir-se assim requer personalização.

Baseado no comportamento e histórico de compras, criar vitrines personalizadas com os produtos que ele quer e conteúdos relevantes de seu interesse é essencial para maior engajamento com seus clientes.

Acompanhando as preferências de seus clientes, você poderá manter novos pontos de contato como, enviar e-mails personalizados, notificações, descontos especiais e recompensas.

Estas ações farão com que os clientes tenham uma melhor experiência de compra.

Pesquisa realizada pelo Invesp’s research revela que 59% dos consumidores online consideram que lojas virtuais que possuem personalização fazem com que o processo de compra seja mais intuitivo, fácil e agradável.

Desta forma, personalização é um dos atributos chaves para aumentar o engajamento e venda.

  1. Produtos

Como o comprador virtual não consegue tocar no produto, é fundamental que ao detalhar cada produto alguns pontos se tornem obrigatórios para maximizar as vendas.

Cito alguns:

Fotos: Tenha uma boa quantidade de fotos (de 6 a 10) de qualidade, o cliente precisa ver o produto de várias posições e quando for o caso, até mesmo sendo utilizado. É muito importante que a foto seja profissional e que possua a função zoom (para ver detalhes da foto).

Descrição detalhada: Após o primeiro passo que o cliente faz que é ver as fotos do produto em detalhe, o próximo passo será ler as descrições do produto, detalhando os aspectos físicos, técnicos (em uma linguagem simples de fácil entendimento), modos de uso, indicações etc.

Expor o máximo de informações textuais amigáveis para o cliente só agrega para a tomada de decisão e ainda melhora o SEO de sua loja.

  1. Social Média

Redes sociais é o caminho perfeito para conectar sua loja virtual aos consumidores e mantê-los próximo.

Facebook, twitter, instagram entre outras, proporcionam grande oportunidade para manter a proximidade e comunicação constante com os clientes. Cada rede social tem funcionalidades diferentes das quais sua loja pode se beneficiar.

Os clientes rotineiramente usam as redes sociais para mostrar insatisfação com alguma coisa e se isso acontecer com sua loja e você não tratar rapidamente, poderá ter sua marca atingida por reclamações que podem viralizar e gerar grandes problemas.

Por outro lado, se um cliente estiver satisfeito com sua loja/produtos, ele poderá compartilhar esta satisfação nas redes sociais. Estas ações podem projetar sua marca, trazendo novos clientes, aumentando a taxa de conversão.

Assim como a loja personalizada, suas respostas também precisam ser.

Responda seus clientes individualmente. O cliente precisa se sentir único e bem cuidado referente a seus problemas.

Conclusão

Para aumentar o engajamento dos usuários, você deve colocar em pratica estas dicas e verá os benefícios de aumento de vendas e melhora no relacionamento com seus clientes.

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Categoria: Dicas

Rodrigo Schiavini

Sobre Rodrigo Schiavini: Fundador e CEO da SmartHint. Também foi o fundador da FBITS, adquirida pelo grupo Locaweb em set/2016. É graduado em Análise de Sistemas pela PUC-PR e possui MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Experiência em comércio eletrônico para grandes marcas dos mais variados segmentos. Ver mais artigos deste autor.

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