Dicas de Otimização: Saiba como atrair tráfego de qualidade para a sua loja virtual

| 02/11/2009 - 00:57 AM | Comentários (0)

Hoje os recursos e ferramentas disponíveis na web permitem uma maior interação e conhecimento dos clientes que acessam as lojas virtuais e realizam suas compras. Uma dica para conhecer os visitantes de seu e-commerce é utilizar o Google Analytics para obter informações sobre os usuários e seus hábitos através da análise de sua navegação. O objetivo do uso desta ferramenta é otimizar as estratégias de Marketing, para focar nas ações aumentando o número de conversões e o retorno do investimento (ROI).


Clique aqui e saiba como configurar sua conta no Google Analytics!


Saiba como atrair tráfego de qualidade para a sua loja virtual


O Google Analytics fornece informações sobre os visitantes, fontes de tráfego, conteúdo, metas, relatórios personalizados e um painel geral com o resumo de todas estas informações.


Confira abaixo as vantagens de utilizar o Analytics em sua loja virtual:


• Conhecimento dos usuários que navegam em seu site para focar suas ações de marketing para melhor atingir este público. No link de Visitantes você pode ver o número de visitas, de exibições de página, a quantidade de page views e o tempo que os usuários ficam navegando em seu site.


Google Analytics - Informações sobre Visitantes


• Na opção Cobertura do Mapa mostra de quais regiões estão vindo os visitantes para o site. O lojista pode analisar quais cidades, estados e países sua loja atende. Uma opção é focar uma promoção especial para uma área mais acessada ou criar uma oferta atraente para áreas pouco produtivas, com o intuito de aumentar o seu público.


Google Analytics - Cobertura do Mapa


• Outro dado importante é a Taxa de Rejeição que mostra a porcentagem das pessoas que visitam o website e já vão embora dele assim que o visualizam. Isso significa que o produto ou departamento que tem uma alta taxa de rejeição não é atraente, o lojista deve então melhorar o conteúdo desta página para fixar a atenção do observador.


Google Analytics - Taxa de Rejeição


• Na aba de Conteúdo é possível visualizar as páginas mais acessadas, esta análise permite criar ações de marketing mais eficientes de acordo com as preferências e comportamentos dos usuários, direcionando o conteúdo do site para o público-alvo.


Google Analytics - Conteúdo


• Na opção Fontes de Tráfego você visualiza as palavras-chaves mais procuradas pelo internauta para posteriormente inseri-las em sua loja virtual, nos campos de descrições e títulos da loja, dos produtos e departamentos, aumentando a relevância para o posicionamento nos mecanismos de busca.


Google Analytics - Fontes de Tráfego


• O lojista pode configurar as Metas que permitem traçar o caminho do usuário em seu site de acordo com os seus objetivos e também ver qual foi a taxa de conversão de cada etapa, assim é possível mensurar quais páginas de sua loja virtual estão dando retorno e quais devem ser melhoradas para atrair os clientes.


Google Analytics - Configuração das Metas


Clique aqui para mais informações de como configurar as Metas no Analytics!


Além de todas as vantagens acima o Analytics é gratuito, em português, fornece mais de 30 tipos de relatórios e é totalmente integrado com o Google Adwords.


O Google disponibiliza diferentes ferramentas gratuitas para auxiliar no planejamento de campanhas como o Google Ad Planner e também para medir a popularidade dos sites como o Google Trends.


• Google Ad Planner: é utilizado para encontrar sites relevantes para o seu público alvo dentro da rede do Google. As vantagens são o aumento do alcance da rede, que permite encontrar uma nova audiência a ser explorada com rapidez, além da relevância das informações encontradas que auxiliam o planejamento de campanhas online.


Google Ad Planner - Planejamento de campanhas online


• Google Trends: permite pesquisar e comparar diferentes palavras-chaves e sites. É possível visualizar os termos mais relevantes, para posteriormente inserir em sua loja virtual, de acordo com suas atividades. Para comparar diferentes sites é só clicar em “Trends for Websites”, e digitar os sites sem o “www”, separados por vírgula.


Google Trends

Fonte: ciashop

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Categoria: Tutoriais

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