O E-Commerce nas Redes Sociais

| 18/10/2010 - 02:50 AM | Comentários (1)

Com o crescimento exponencial do E-Commerce no Brasil, nada mais natural que também se aumente a concorrência, se deparando com esse desafio, fica cada vez mais importante a presença nas Mídias Sociais, possibilitando um diferencial em relação aos concorrentes.

Deparando-se com esse tema, a HSM publicou em seu site um excelente artigo sobre a importância do das Redes Sociais no E-commerce, demonstrando a importância de se fazer presente nessas mídias e divulgando algumas regras sobre o Trabalho nessas redes, como:

1 – Não há fórmulas prontas. Uma empresa pode conseguir vendas imediatas ou usando a mesma estratégia, ter resultados pífios. Por isso é importante que a loja faça um estudo prévio, estudando públicos-alvo, segmentos, comunidades e a forma como elas interagem, de modo a desenvolver uma estratégia própria.

2 – Redes sociais não são mídias de massa. Não espere atingir centenas de milhares de pessoas de uma vez, é um trabalho de médio e longo prazo. Lembre-se, conquistar a confiança de um amigo leva tempo.

3 – Lembre-se que os mesmos recursos das redes sociais que estão à disposição para a loja fazer suas promoções também estão à disposição das pessoas para elogiar ou reclamar. Da mesma forma que sua mensagem pode ser bem recebida e se tornar um “viral” atingindo milhares de pessoas, uma reclamação ou insatisfação se propaga com a mesma velocidade e com efeitos ainda maiores.

4 – Envolva outras áreas. De acordo com pesquisa da consultoria Deloitte, 70% das empresas focam sua atuação nas redes sociais em marketing e vendas. Mas como foi citado anteriormente, as ações geram todo o tipo de feedback: compra, elogios, reclamações, dúvidas etc. Por isso, existe a necessidade de que outras áreas (SAC, relações públicas) estejam envolvidas.

5 – Tenha um plano de crise. O envolvimento de outras áreas, inclusive da liderança da empresa, é importante também para a elaboração de um plano de crise de imagem que porventura envolva a loja nas redes sociais. A empresa precisa se antecipar a problemas que possam ocorrer e colocar o plano em prática com rapidez se o pior acontecer.

Por: Marcel Mattos

Tags: , ,

Categoria: Tutoriais

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Blog Lomadee disse:

    Uma das vantagens da atuação nas Redes Sociais é segmentação.
    É possível focar totalmente em seu público alvo. Otimizando tempo e investimento.

    Blog Lomadee
    http://blog.lomadee.com/

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.