Motivos que levam o consumidor a não comprar pelo e-commerce

| 09/09/2010 - 03:43 AM | Comentários (1)

Com o objetivo de conhecer o comportamento do internauta ao realizar a primeira compra online, o Site Blindado S/A – empresa que realiza blindagem em sites e disponibiliza o selo Site Blindado, caso esses sites tenham sido aprovados em todos os testes – realizou um estudo no qual identificou os motivos que levam as pessoas a comprarem ou não pela internet.

Pela pesquisa ‘Perfil da Internet Brasileira’, o Site Blindado S/A teve como objetivo desvendar a questão do número de pessoas que confiam no internet banking e fazem transações financeiras pela web, em relação ao número de internautas que compram pela web, buscando entender a diferença desses números.

O mote principal foi: “Se *40 milhões de usuários utilizam a internet para realizar transações financeiras – na qual precisam digitar dados pessoais como senha e número de cartão –, porque somente **17,6 milhões são e-consumidores?”

O estudo, realizado com 4.000 internautas, de perfil entre 18 e 40 anos,  apontou que um dos principais motivos que inibem o consumidor a comprar pela internet, em 30% das situações, é o fator segurança; seguido pelo medo de não receber o produto (18%); possíveis problemas com troca de produtos (16%); e consumidores que não querem pagar frete (15%); entre outros. Dos motivos para comprar, estão inseridos fatores como: comodidade e acesso 24 horas, com mais de 50% das respostas.

Para a tomada de decisão da primeira compra online, a pesquisa avaliou que auxiliam neste processo o hábito dos usuários acessarem extrato bancários e comparar preços em sites. Porém, experiências de compras de amigos e parentes são referências para trazer novos usuários para o e-commerce.

Segundo Mauricio Kigiela, Diretor do Site Blindado S/A, enquanto os bancos oferecem soluções de segurança para seus clientes realizarem ações pela web, os sites e-commerce ainda não fazem uma campanha forte junto aos internautas sobre como identificar um portal que permite realizar transações com mais segurança.

“Poucos sistemas de buscas – a exemplo do Zura e Yahoo! Shopping – mostram ao e-consumidor os sites que oferecem selos de segurança. Por isso, o consumidor precisa saber identificar e conhecer os diferenciais de adquirir produtos por sites blindados contra hackers e outras formas de roubo de dados, para que se sintam seguros na hora de efetivar sua compra”, avalia Kigiela.

Tags: , ,

Categoria: Destaques

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
e-completo
Vtex
Mailbiz
Viewit
Digital UP
Softvar
LojaMestre
Braspag
Superpay
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
ChannelAdvisor
F1soluções
Wiser
MasterPass
CustomerGauge
Tools E-commerce
Enviou
Sanders
BizCommerce
Internet Innovation
Signashop
Xtech Commerce
ComSchool
Thumb
Brasil na Web
Nação Digital
COMM2
 

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Ótimos dados. É preciso fidelizar e trazer a classe C para o e-commerce.
    Abraço
    http://www.webcontexto.com.br

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.