E-Commerce cresce 14% em agosto de 2011 no Reino Unido
Os consumidores do Reino Unido gastaram 5,2 bilhões de libras em compras online em agosto deste ano, 14% a mais do que o registrado no mesmo período do ano anterior, mas 6% a menos do que julho de 2011, de acordo com novos dados divulgados pelo IMRG/Capgemini e-Retail Sales Index.
Na mesma semana, foi divulgado o boletim de agosto do Office for National Statistics (ONS) que mostrou que as vendas do varejo online cresceram 13,7% este mês quando comparadas ao mesmo período de 2010. Segundo a ONS, isto mostra que a relativa estabilidade das vendas de varejo se concentram mais fortemente em lojas físicas. O volume global das vendas no varejo do Reino unido se mantiveram relativamente estáveis com relação a agosto de 2010, mas cresceu 4,7% em preços refletindo a alta na inflação. No total, os compradores gastaram 25,4 bilhões de libras em agosto, comparados a 24,3 bilhões de libras no mesmo período do ano anterior. As vendas, medidas em volume, caíram 0,8% em alimentos e 1,6% em produtos não-alimentares.
O índice IMRG/Capgemini, que se concentra nas vendas online, mostrou que as vendas de vestuário tiveram o melhor desempenho relativo durante o mês de agosto, fruto da temporada de volta as aulas. As vendas de roupas, calçados e acessórios cresceram 22% em comparação ao mesmo mês de 2010, embora tenha caído 15% em relação ao mês anterior. Vendas de artigos para casa também tiveram bom desempenho.
Aparentemente, as greves que estouraram na segunda semana de agosto não tiveram efeito significativo nas vendas online. “parece que ela não foi longa o suficiente para trazer efeitos prolongados”, afirmou a IMRG e Capgemini.
A ONS também afirma que os efeitos das greves não foram claros. O boletim afirma: “A notícias de quedas nas vendas de varejistas durante as greves agosto de 2011 em algumas partes da Inglaterra, resultado de diversas lojas que fecharam mais cedo ou reduziram suas horas de serviço. O impacto econômico destes acontecimentos não pode ser medido em relação a todo o índice do varejo, pois também existem afirmações que de varejistas que tiveram acréscimos nas vendas, juntamente com mudanças nos comportamentos de compras”.
A análise da IMRG mostra que o setor de viagens teve mais um mês difícil. As vendas na categoria cresceram apenas 3% com relação a agosto de 2010 e caíram 10% quando comparadas a julho de 2011.
Varejistas multicanal tiveram suas vendas online com crescimento de 16% no mês de agosto em comparação de base anual, enquanto comerciantes de apenas um canal de venda cresceram 10%. Já com relação a julho de 2011,vendedores multicanal amargaram queda de 10% enquanto os de único canal subiram em 1% suas vendas.
Mesmo tendo caído 6% em vendas com relação a julho, agosto de 2011 teve variações inferiores que os mesmo mês em 2010 e 2009, quando caíram respectivamente 8% e 10% com relação a julho.
Categoria: Balanços