E-Lens reporta aumento de 100% no faturamento com SEO
O Search Engine Optimization (SEO) é uma das ferramentas mais importantes para o e-commerce. Logo, estar bem posicionado é fundamental para uma loja virtual que deseja trazer clientes ao seu site e aumentar suas taxas de conversão, sobretudo no caso de varejos online que trabalham com produtos bastante específicos. É o caso da E-Lens, uma das referências na venda de lentes de contato. A marca apostou no SEO para aumentar as suas vendas.
A aposta deu certo. Hoje, a E-Lens aparece na primeira posição no Google na busca para o termo “lente de contato” e na primeira página para outros termos relacionados ao seu negócio. Resultado: no último semestre, o faturamento orgânico da loja virtual cresceu 100%.
De acordo com Antonio Ribeiro Junior, analista de SEO da FBITS, empresa responsável pela loja virtual da E-Lens, é bastante estratégico para a marca estar em primeiro lugar no resultado da busca pelo termo “lente de contato”. “Essa keyword sozinha é responsável por uma grande fatia do tráfego e do faturamento orgânico do site”, completa.
No entanto, apenas as técnicas de SEO não são suficientes para trazer excelentes resultados nas pesquisas orgânicas. É preciso que a técnica esteja alinhada à tecnologia da plataforma de eCommerce. Antonio destaca que este foi o processo que aconteceu na E-Lens: várias alterações estruturais foram realizadas, as quais, em conjunto com a ação de SEO, possibilitaram um aumento de 38% na visitação total do site.
Daniel Cunha, CEO da E-Lens, percebeu que a melhora em sua estrutura tecnológica, aliada ao trabalho de SEO, foram fundamentais em suas vendas no último semestre. “Sabíamos da importância do SEO e não medimos esforços para que isso acontecesse. A tecnologia que implantamos nos fornece condições para executarmos um excelente trabalho e o resultado é mais vendas sem custo de mídia”, comemora.
Embora traga resultados bastante positivos, o SEO não pode ser aplicado com pressa. “Minha dica para o lojista é não se apegar a práticas antigas de SEO. Trabalhe seu conteúdo de forma excelente e sempre pensando no usuário. Identifique a necessidade do seu público alvo e alinhe isso com sua tecnologia”, indica o analista de SEO da FBITS.
É preciso se adaptar ao SEO
Pesquisas afirmam que 85% dos usuários ainda preferem clicar em resultados orgânicos. Ou seja, manter uma performance contínua de técnicas SEO é necessário para gerar boas impressões e em seguida conversões para sua página. É o que defende Diego Ramos, coordenador de e-commerce da FBITS.
Segundo Ramos, embora os resultados do SEO apareçam a médio ou longo prazo, a técnica traz retornos rentáveis, sem a necessidade de pagar uma publicidade. No entanto, o coordenador alerta que as ações devem ser desenvolvidas de modo contínuo e por profissionais especialistas no assunto.
“Prevendo uma inflação futura com os valores de publicidade online, adaptar-se aos critérios de indexação do Google é fundamental. Investir em SEO é mais rentável e assertivo”, analisa.
Categoria: Balanços
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