Google AdWords lança Relatório de Pesquisa Paga e Orgânica
O Google anunciou o lançamento de um novo recurso no AdWords. Trata-se do relatório de Pesquisas Pagas & Orgânicas, o qual visa ajudar os varejistas a entenderem melhor como as pessoas utilizam o buscador para procurar informações.
Alguns benefícios do novo recuso são: encontrar palavras-chave adicionais – o relatório permite encontrar potenciais palavras-chaves que poderão ser adicionadas às campanhas do AdWords, nos casos em que a empresa aparece somente na busca orgânica, sem anúncios relacionados até aquele momento -, otimizar presença em buscas de alto valor – o relatório pode ser usado para melhorar a presença nos resultados pagos, além de monitorar as buscas de grande valor nos resultados orgânicos e mensurar mudanças holisticamente – permitindo medir os impactos entre resultados pagos, orgânicos ou mesmo ambos, enquanto a empresa promove melhorias no site ou mudanças no AdWords.
O Google ressalta que, até o momento, a maior parte dos relatórios mostrava apenas o desempenho nas buscas paga e orgânica separadamente, sem qualquer informação adicional do comportamento do usuário quando elas se sobrepunham. O novo relatório é o primeiro que permite a visão e comparação de métricas para um determinado termo de busca quando o varejista possui tanto um anúncio como listagem orgânica (ou ambos) aparecendo na página de resultados de pesquisa.
Uma das primeiras empresas a testar a versão beta do relatório, a Agência de Marketing Digital IMPAQT mostrou-se satisfeita com os resultados obtidos: “O Relatório de Pesquisas Pagas e Orgânicas tem sido extremamente útil para entendermos a interação existente entre as buscas pagas e orgânicas e também a sinergia global quando trabalham juntas. Em um dos casos, percebemos um aumento de 18% no CTR de um termo da marca de nosso cliente quando as buscas pagas e orgânicas trabalharam juntas se comparado a ter apenas a listagem orgânica”.
Segundo o Google, para usar o novo recurso o varejista precisará vincular seu AdWords com uma conta da Ferramenta para Webmasters. Esse vínculo requer que o comerciante seja um proprietário verificado do site na Ferramenta para Webmasters ou então ter o acesso concedido pelo proprietário (o que pode ser requisitado via AdWords).
“Mesmo que a empresa não esteja investindo em anúncios, ainda assim pode aproveitar os benefícios desses relatórios no nível de termos de pesquisa para a busca orgânica. As instruções detalhadas de como efetuar o vínculo e acessar o relatório podem ser encontradas em nossa Central de Ajuda”, ressalta o Google.
Categoria: Balanços