Lojas on-line tiveram 701 mil acessos por minuto durante o Black Friday 2013
Uma tradição tipicamente norte-americana, o Black Friday, vem ganhando força ano após ano no Brasil. De acordo com uma pesquisa promovida pela Exceda, empresa especializada em soluções de web performance, o dia 29 de novembro do ano passado, data em que foi realizado o Black Friday, atingiu o maior número de acessos de 2013, com 701 mil visualizações por minuto.
O estudo também mostrou que o tráfego na data representou um aumento de 501% comparado a um dia normal de comércio, motivo pelo qual os sites precisam se preparar com minucia para o evento: “É necessário garantir performance, segurança, escalabilidade e disponibilidade do negócio, visando suportar o aumento do tráfego nessa época do ano”, comenta Ricardo Couto, sócio responsável pela Exceda no Brasil.
A segunda data mais relevante em termos de tráfego para o e-commerce foi o dia das mães, com 316 mil visualizações por minuto em 24 horas, ante 140 mil registradas em um dia comum. Outras datas comemorativas com forte apelo no varejo, como Dia dos Namorados e Dia das Crianças, não trouxeram altos picos de visualização.
Para Vinicius Agostini, diretor de marketing da Exceda, isso pode ser explicado porque os consumidores adquirem os produtos com antecedência, visando a entrega dos mesmos nas datas: “Isso faz com que as visualizações se dissolvam em vários dias, em vez de haver um único pico, diferentemente do que ocorre na Black Friday, que é um dia de oportunidades únicas de desconto”, comenta.
Categoria: Balanços