Tráfego deixa Groupon inoperante 26 horas em 30 dias
O site de compra coletiva Groupon, principal empresa do mundo neste segmento do e-commerce, apresentou desempenho abaixo do normal em sua infra-estrutura de servidores nesta temporada de férias. De acordo com um estudo da WatchMouse, uma empresa que realiza pesquisas sobre a internet, revelou que o gigante coletivo ficou 26 horas inoperante entre os dias 22 novembro – 22 dezembro, impedindo inúmeros usuários de comprarem em seu site.
Ainda de acordo com o estudo, a média de disponibilidade de um servidor na internet é de 99,90%, o do Groupon ficou abaixo dos 11 avaliados pela companhia, com uma taxa de disponibilidade de apenas 96,44%, devido ao elevado tráfego em seu site, resultado de grandes esforços publicitários dentro deste período registrado pela WatchMouse.
“O Groupon é a empresa que mais cresce na história da Internet, e lançou uma campanha para promover a empresa nos dias que antecedem o Natal”, diz Mark Pors, co-fundador da WatchMouse, acrescentando o despreparo da companhia para lidar com esta demanda.”Infelizmente, eles tiveram problemas relacionados com servidores sobrecarregados, causando prejuízos significativos na medida em que vários consumidores deixaram de consumir produtos e serviços pela indisponibilidade de seu site”. Finaliza.
Groupon reconhece que teve alguns problemas com o desempenho de seu servidor dentro deste intervalo de dias, mas nada que comprometesse as vendas, ou a boa relação que possui com seus consumidores, disse um porta-voz do Groupon. O dia mais problemático, segundo o porta-voz, foi antes mesmo de ser monitorado pela WatchMouse, no dia 19 de novembro, em que uma oferta de uma empresa chamada Nordstrom Rack tornou o site indisponível por várias horas devido ao seu sucesso.
“O Groupon inventou uma nova modalidade de e-commerce, e o sucesso deste negócio tem consumido muitos recursos do servidor” Explica o porta-voz do Groupon, em resposta ao relatório da WatchMouse, afirmando que medidas estão sendo tomadas para reperar este problema.“Estamos avaliando formas de solucionar problemas desta natureza” diz ele “ Os usuários podem ter certeza que em breve o site não ficará indisponível pelo elevado tráfego. Finaliza.
Categoria: Balanços