Pirataria força Alibaba.com proibir a venda de CDs e DVDs em sua plataforma
O Alibaba.com, uma das principais plataformas de e-commerce do mundo para pequenas empresas, afirmou nesta quarta-feira (01/06) que vai proibir as vendas de CDs e DVDs pré-gravados, ápice de um processo de dois anos para conter a venda de discos falsificados em seu site.
O Alibaba.com trabalhou durante anos com a Motion Picture Association of América para retirar produtos falsos vendidos no portal. Mas o processo de remoção de discos do mercado negro estava sendo bastante demorado.
“Os vendedores arrumaram os produtos em diferentes categorias para ajudar no que estamos tentando fazer”, afirmou Linda Kozlowski, diretora de assuntos internacionais do ALibaba. “Nós tomamos uma decisão em nossos negócios quanto empresa: não é eficiente ou eficaz continuar a vender qualquer DVD ou CD com conteúdo de áudio-visual.”
Chris Dodd, presidente da MPAA, emitiu comunicado na terça-feira aplaudindo a decisão da empresa sediada em Hong Kong.
“Eles reconheceram que todos nós temos uma responsabilidade a ser partilhada para deter estes criminosos que procuram colher frutos do trabalho duro e paixão dos outros através da venda de produtos falsificados”, disse Dodd.
Hollywood tem pressionado a China para aplicarem leis mais rigorosas em relação a propriedade intelectual. A indústria estima a perda de bilhões de dólares por ano com a pirataria.
Categoria: Crimes