De tando crescer Twitter perde sua imagem de iniciante
A primeira conferência de programadores para a plataforma Twitter, realizada esta semana em San Francisco, serviu como uma comemoração da maioridade da empresa criada quatro anos atrás. O Twitter, que costumava ser visto estreante, agora está se transformando em uma grande companhia, com mais refinamento, controvérsias, concorrência e renda.
Na conferência, chamada Chirp, o Twitter anunciou a estreia de diversos recursos novos que o tornarão mais útil, entre os quais um serviço de localização geográfica, um banco de dado de lugares, e metadados adicionais para os posts. A empresa também revelou novos detalhes sobre o @anywhere, um novo serviço que permite que as pessoas ganhem acesso ao Twitter de outros sites na web.
Esses novos recursos talvez sirvam para expandir o alcance do Twitter, mas também a colocarão em concorrência direta com outras empresas populares de internet, a exemplo do Facebook e Foursquare.
“Eles deixaram de operar como uma companhia de dados e passaram a ser uma companhia de plataforma”, disse Jeremiah Owyang, sócio do Altimeter Group, uma empresa de consultoria estratégica digital. “Estamos vendo nesse caso o mesmo comportamento já percebido no Facebook, Google e outras comunidades online. Trata-se de um percurso natural na evolução de uma companhia de internet”.
Como prova de que está bem crescido, o Twitter revelou alguns números sobre os quais vinha mantendo sigilo. O serviço tem hoje 106 milhões de usuários registrados e registra 300 mil novos usuários ao dia. Isso resulta em um total de 55 milhões de posts novos ao dia, e 180 milhões de pessoas visitam o site do Twitter mensalmente para lê-los.
A despeito de seu crescimento, o Twitter tem necessidade premente de tornar seu serviço mais fácil de compreender pelos novos usuários, disse Evan Williams, o presidente-executivo do grupo. “É espantoso que tenha crescido tão rápido, se considerarmos que utilizá-lo ainda é difícil”.
Um dos novos recursos introduzidos pelo Twitter se chama “pontos de interesse”. Os usuários do Twitter já tinham a capacidade de incluir sua localização em termos genéricos. Agora, poderão informar exatamente onde estão. Os usuários poderão realizar buscas por um determinado local, por exemplo uma casa de espetáculos ou hotel, e ver todos os posts escritos daquele lugar.
Isso se parece a um recurso oferecido por serviços como Foursquare, Gowalla e outros sites que permitem que as pessoas revelem sua localização. Williams diz que Twitter não está tentando imitar esses sites, mas sim oferecer conteúdo mais relevante aos seus usuários.
“Os lugares a que você vai definem seus interesses”, ele afirmou.
O Twitter e seus programadores externos construirão um banco de dados de lugares – parques, restaurantes, hospitais e assim por diante – em todo o mundo, para que as pessoas possam empregá-los como referência em seus posts.
Outro dos novos recursos permite anotações. Os posts individuais já mostram que aparelho um usuário empregou para escrever o post, bem como data, hora e (se o usuário assim autorizar) local. Com o sistema de anotações, os programadores poderão criar software que acrescente outros detalhes, o que o Twitter define como metadados, aos posts.
Os posts poderiam incluir o nome do restaurante em que foram escritos, e sua classificação no guia Yelp, por exemplo. Dessa forma, uma pessoa poderia procurar por posts no Twitter sobre restaurantes cinco estrelas na mesma área em que esteja. Ou os programadores poderão criar recursos de compras e pagamentos, para que empresas de varejo possam colocar produtos à venda por meio de um post.
O Twitter não sabe o que os programadores decidirão fazer com a ferramenta, diz Ryan Sarver, o gerente da plataforma Twitter. “A ideia subjacente é que eles devem pensar grande, devem ousar”.
Dick Costello, vice-presidente de operações do Twitter, ofereceu detalhes sobre o @anywhere, anunciado inicialmente durante a conferência South by Southwest. Os parceiros iniciais incluem mais de uma dúzia de sites de notícias, entre os quais o do New York Times. Semelhante ao Facebook Connect, o @anywhere permitirá que as pessoas acessem o Twitter de outros sites.
Ao visitar o site de uma revista, por exemplo, o usuário poderia se logar no Twitter e, ao mover o mouse sobre o nome do autor de um artigo, segui-lo no Twitter ou escrever um post sem fechar a página que está lendo. A revista também sugeriria que outros jornalistas poderiam interessar ao leitor no Twitter.
A companhia também anunciou que incorporaria mais serviços externos – entre os quais um aplicativo para o sistema operacional Android de telefonia móvel e um sistema para encurtar links – aos seus recursos, ou por meio da aquisição de empresas iniciantes ou pelo desenvolvimento de ferramentas próprias.
Isso reforçou a insegurança que muitos programadores já vinham sentindo desde a semana passada, quando o Twitter anunciou aplicativos próprios para o iPhone e o BlackBerry. Os programadores que criam esse tipo de aplicativo temem que o Twitter os tire do mercado.
A empresa tentou reassegurar os programadores ao mencionar sua importância central para o sucesso do Twitter. Programadores externos criaram mais de 100 mil aplicativos para o Twitter, e 75% do tráfego do site vem de pessoas que usam esses aplicativos de preferência a acesso direto pelo site Twitter.com.
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