Amazon.com lança site de compras coletivas, o AmazonLocal
Um dia após o Groupon apresentar seu pedido de IPO, a Amazon.com teve seu nome ligado a um novo negócio de ofertas diárias chamado AmazonLocal.
O serviço de compras coletivas por enquanto só está disponível na cidade americana de Boise. Este novo negócio significa um aprofundamento na relação da Amazon com o site de ofertas diárias LivingSocial. Embora o nome do negócio leve a marca Amazon.com, a página de checkout lista a LivingSocial como vendedor.
A LivingSocial está ajudando a Amazon na implantação do AmazonLocal em Boise e sua posterior expansão para outros mercados. Um porta-voz da LivingSocial afirmou que “a AmazonLocal se expandirá rapidamente para outras cidades, e o LivingSocial está contente em ajudar a reunir milhões de clientes da Amazon.com, e os milhares de comerciantes locais que tem ligação com nosso site”.
Os consumidores que realizam um negócio na AmazonLocal são convidados a criar uma conta na Amazon.com ou utilizar uma já existente. Para os clientes que já tem o cadastro, suas informações de cartão de crédito serão oferecidas pela Amazon.com.
As promoções ofertadas pelo LivingSocial em Boise serão sempre diferentes das oferecidas pela AmazonLocal, e as deste último terão validade por dois dias.
Como forma de atrair fornecedores interessados no novo negócio, a Amazon.com informou na página do site da AmazonLocal que ela possui mais de 120 milhões de clientes ativos recebendo e-mails com ofertas, e que terão seus produtos comercializados “com a marca da qualidade da Amazon.com”. Ela também afirma que o comerciante paga apenas uma taxa de referência para que os consumidores possam adquirir suas ofertas. Não está claro com base em que número é dado o valor deste pagamento, e a Amazon.com ainda não deu esclarecimentos quanto a isso.
Aos varejistas locais torna-se uma grande oportunidade uma associação com uma marca do porte da Amazon.com, marca mais valiosa do varejo online e a nona geral nos EUA em 2011. Estima-se que seu valor de mercado esteja na casa dos US$ 9,65 bi, calculado com base na performance financeira da Amazon, no poder que a marca atua na decisão de compra de um consumidor, e na força da marca com base na capacidade do varejista para garantir futuras receitas.
Categoria: Lançamentos