Aplicativo Clickbus registra 400 mil usuários de passagens de ônibus
Em um ano, a ClickBus, portal de vendas de passagens de ônibus, registrou 400 mil usuários no aplicativo que possibilitou a comparação e compra de passagens de ônibus pelo celular. A aquisição por qualquer smartphone pode ser feita pelo site mobile ou pelo aplicativo, que está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android.
As vendas pelo celular tiveram um pico em abril desse ano, um mês em que o setor de turismo nacional em geral foi beneficiado por três grandes feriados. Desde então, a adesão vem aumentando e hoje as vendas pelo celular, incluindo aplicativo e versão do site para celulares, representam 20% do total.
No Brasil, o número de smartphones já supera o de computadores, tablets e notebooks, segundo uma pesquisa realizada no início do ano pela Fundação Getúlio Vargas para o 26º Relatório Anual de Tecnologia da Informação. “Com a venda de passagens rodoviárias via aplicativo e site mobile, podemos alcançar um público que só na web não alcançaríamos. A compra por meio de aparelhos celulares está crescendo muito e a plataforma tem tudo a ver com a proposta da ClickBus que é facilitar a compra de passagens de ônibus”, conta Cesário Martins, fundador e co-CEO da ClickBus.
Algumas tendências são identificadas com base no comportamento de compra nesse período de um ano. As principais são:
Domingos e volta de feriados são os melhores dias de vendas
Domingos e volta de feriados registram o maior número de vendas pelo aplicativo, enquanto o pico nas compras pela web ocorre antes de feriados e às quintas e sextas-feiras. Isso indica que os clientes tendem a procurar a passagem pelo celular e realizar a compra quando estão em viagem, quando não têm fácil acesso ao computador. Como os preços de passagens rodoviárias são regulamentados e não aumentam por conta da alta temporada, os clientes definem o horário do retorno sem a necessidade de adquirir com muita antecedência, mas efetuam a compra pelo aplicativo para garantir os seus assentos para a volta.
Facilidade dos quiosques da ClickBus nas rodoviárias incentiva o uso
Clientes nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo representam juntos 40% dos usuários do aplicativo. Além das rodoviárias Novo Rio e Tietê serem as principais do país, a presença dos quiosques ClickBus impulsiona a compra de passagens pelo celular, já que o usuário pode retirá-las diretamente no quiosque, sem ter que ir ao guichê da empresa de ônibus, e assim, evitam filas.
Quem compra pelo aplicativo, compra mais
O usuário do aplicativo é um e–cliente recorrente, que realiza mais de uma compra em um curto período de tempo. Nos últimos 6 meses, a ClickBus registrou 92% de recorrência em compras pelo aplicativo.
A ClickBus atualmente disponibiliza rotas para mais de 3.000 destinos nacionais e é parceira de mais de 50 viações no Brasil. Desde o lançamento, a ClickBus já atendeu mais de 1 milhão de passageiros. O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas iOS e Android.
Categoria: Lançamentos