Ferramenta de busca promete aumentar em 15% as vendas

| 07/02/2011 - 19:26 PM | Comentários (10)

A e-Commerce Search, uma fabricante de softwares para sites de e-commerce, informou que um de seus produtos tem sido um grande aliado para os lojistas virtuais . O produto é baseado em um sistema de busca complexo que facilita a vida do consumidor, levando direto ao ponto e encontra exatamente o produto que o usuário está à procura.

Através de recursos como auto-completar (que dá ao usuário sugestões daquilo que ele está procurando enquanto ainda está digitando), identificação de produtos similares e uma pesquisa muito rápida (cerca de 0,063 segundos para vasculhar mais de 45 mil produtos), a nova ferramenta promete diminuir em 885% a taxa de rejeição do site, aumentar em 281% o tempo de navegação do internauta no ambiente online, ampliar em quatro vezes as chances de compra e, por fim, elevar em 15% as vendas. Esta promessa é baseada nos resultados obtidos pelas lojas virtuais que já estão utilizando nova tecnologia.

De acordo com a companhia, algumas grandes empresas do comércio online já adotaram esse sistema e garantem a qualidade. “Fiquei bastante impressionado com a nova busca. Ela é veloz, customizável e traz resultados relevantes. Isso se traduz em uma melhor experiência de compra para o usuário final e aumento na taxa de conversão”, afirma o CEO do site Corpo Perfeito, Leonardo Grinstein, líder em vendas online de suplementos alimentares no Brasil.

Tags: , ,

Categoria: Lançamentos

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (10)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Nilson Freitas disse:

    Interessante a ferramenta apresentada nesse artigo mas acredito ser mais viável escolher uma plataforma de e-commerce que tenha filtros, auto-complete, e sugestões de busca embutidos na própria plataforma.

    Esse tipo de usabilidade nas buscas é um fator básico que deve ser considerado na hora de escolher seu sistema de e-commerce.

    Serviços como o da e-Commerce Search são extremamente úteis para plataformas antigas, com arquiteturas engessadas que não permitem esse tipo de funcionalidade.

  2. Thiago Couto disse:

    Olá Nilson!

    O e-Commerce Search oferece filtros, auto-complete e sugestões de busca.

    Toda a ferramenta é construída utilizando Inteligência Artificial justamente para oferecer filtros de maneira automática mas totalmente dentro do negócio do cliente: Ao buscar por televisores, por exemplo, ela oferece filtros para encontrar TVs por LED, LCD ou Plasma, com ou sem conexão HDMI, com ou sem Conversor Digital, além dos genéricos, como produtos em lançamento, com frete grátis, etc.

    Além disso, esta ferramenta tem um desempenho bem superior aos sistemas de busca embutidos em plataforma, pois é totalmente desconectado do banco de dados do cliente, que hoje em dia é o ponto mais crítico em um e-commerce durante um ataque hacker.

    O sistema de busca apresentado pela matéria é capaz de responder mais de 1 milhão de pesquisas por SEGUNDO em uma loja, e consegue encontrar o produto que o usuário está procurando através de análise fonética, por isso, mesmo que o consumidor cometa algum erro de português ou digitação, ainda sim a ferramenta encontra o que ele está procurando e oferece ao possível cliente.

    É exatamente por estes motivos que o e-Commerce Search é recomendado não somente para as lojas mais antigas e que não têm um sistema rápido e eficaz de busca, mas para novas lojas que pretendem aumentar suas vendas.

    • Nilson Freitas disse:

      Thiago,

      Filtros são extremamente importantes porque melhoram a experiência de compra, guiando o cliente ao produto com apenas alguns cliques. Nesse ponto nos concordamos.

      Ao meu ver, terceirizar a busca interna de produtos se aplica apenas a plataformas engessadas onde não é possível fazer o suporte de forma nativa, caso contrário, a contratação de um novo serviço com esse somente aumenta os custos de manutenção da loja.

      Filtros são extremamente simples de serem implementados, não requer nenhum tipo de inteligência artificial. Desempenho de resposta e segurança contra hackers podem ser facilmente obtidos utilizando as ferramentas certas e gratuitas, como memcached, snort e outros.

      Existem vários módulos open source para análise fonética que corrigem a digitação do cliente, ao meu ver isso é uma etapa básica de qualquer sistema de busca e não um diferencial.

      Hoje o lojista gasta com locação/desenvolvimento de plataforma, publicidade, contratação de funcionários, etc. Todo e qualquer custo a mais que puder ser evitado é muito bem vindo.

      Busca com filtros é um atributo básico para qualquer plataforma de e-commerce, é quase um insulto exigir que o cliente terceirize esse tipo de serviço. É como vender um violão sem cordas e achar que o cliente vai sair da loja tocando.

    • Nilson Freitas disse:

      So mais um complemento, acabei de ver que o google também tem essa ferramenta: http://www.google.com/commercesearch/

  3. Thiago Couto disse:

    Olá novamente Nilson!

    Peço desculpas por ter sido extremamente simplista ao descrever algumas características do produto. O meu foco era apenas oferecer um overview sobre a tecnologia.

    A diferença entre uma busca nativa de plataforma e uma busca terceirizada é o foco.

    As plataformas não tem, como objetivo PRINCIPAL, cuidar para que sua busca seja a melhor do mercado. Sua principal preocupação é com o desenvolvimento de uma plataforma que, como um todo, permita a entrada do parceiro na internet e seja sustentável para suportar um crescimento constante, alavancando as vendas de seus clientes. Possuem profissionais especialistas nestes segmentos, pesquisadores e desenvolvedores com este foco. O objetivo é ter a melhor plataforma do mercado.

    As empresas especializadas em busca, por outro lado, possuem equipes altamente especializadas em análise semântica, sintática, fonética, línguas e programação neurolinguística, além de serem realizadas várias pesquisas de abstração de informações e proximidade por lógica Fuzzy, algoritmos de classificação (como k-means) e outros campos da inteligência artificial que têm, como objetivo, aumentar a experiência de compra do consumidor. Este foco você encontrará não somente no e-Commerce Search, mas também no Google Commerce Search, que você mesmo relatou.

  4. Rodrigo Schiavini disse:

    Excelente matéria e Excelente solução!

    Contratei o e-Commerce Search a cerca de dois meses, também recomendei para meus clientes que contrataram a solução rapidamente, pois a eficácia e eficiência da busca são realmente impressionante!

    Solução inteligente com baixo INVESTIMENTO. No primeiro mês tive o retorno do que investi, foi algo que marcou bastante, por isso indico e posso dar testemunho do quão importante é estar alinhado às tecnologias de ponta. Para ser grande, precisa ter base de sustentação sólida.

    Temos por filosofia a seguinte regra “O que não é de seu domínio, deixe nas mãos de especialistas!” e assim fizemos com os buscadores das lojas de nossos clientes.

    Para se ter idéia do retorno que a solução e-Commerce Search nos dá, no mês de jan/2011, tivemos uma queda de visitação em torno de 10% (mês ruim), neste mesmo período, tivemos um aumento das conversões de 12% dos clientes que Utilizaram a Nova Ferramenta de Busca, evidenciando que a solução retorna o desejo do cliente, levando-o a conversão.

    Recomendo!!!

  5. Fábio Yamahira disse:

    Particularmente não conhecia nenhuma ferramenta especialista em sistema de busca e confesso que fiquei curioso e com um pé atrás em terceirizar esse tipo de serviço.

    Fiz um teste:

    > Busquei por ESTEIRA ELETRICA na AMERICANAS.COM http://www.americanas.com.br/busca/esteira%20eletrica

    > E busquei pela mesma palavra nessa empresa que utiliza essa ferramenta (CorpoPerfeito.com.br)
    http://busca.corpoperfeito.com.br/?buscaAnterior=esteira+eletrica&busca=esteira+eletrica

    A abertura da página no CORPO PERFEITO foi mais rápida e ele me trouxe os filtros do lado (110v, fabricante, etc.). Se eu tivesse procurando uma esteira 220v, com certeza acharia mais fácil nesse corpo perfeito.

    Uma outra coisa que me chamou a atenção foi o resultado:

    “Pessoas que buscaram [esteira eletrica] também buscaram ou compraram os produtos abaixo:”

    É impressionante como esse resultado condiz com o perfil de uma pessoa que compra esteira elétrica.

    Alguém sabe o site dessa solução E-commerce Search? Não encontrei.

    Obrigado

  6. Nilson Freitas disse:

    Olá Thiago,

    Busca é a parte mais importante de qualquer plataforma de e-commerce. É através dela que cliente consegue localizar o produto desejado. O Lojista precisa escolher uma ferramenta de e-commerce que tenha os recursos da ferramenta citados no artigo. Isso é uma premissa básica para uma ferramenta de e-commerce.

    Evoluir de um sistema legado para algo dinâmico como os resultados do e-commerce search é uma tarefa difícil pois a maior parte dos sistemas disponíveis aqui no Brasil parecem ser engessados, como disse anteriormente. Com certeza essa ferramenta é adequada nesse tipo de situação. Para novas instalações é imprescindível que o lojista opte por uma ferramenta mais moderna que tenha esses recursos.

    Testei a ferramenta no link que o Fabio enviou e encontrei vários problemas relacionados a usabilidade e semântica dos resultados. Na teoria, a busca tinha que ser perfeita pois o site dedica-se exclusivamente a isso. Segue os problemas que encontrei:

    – Fiz uma busca por tênis e encontrei uns filtros bizarros para o tamanho como “1 unidade” e “200ml”. Busquei por tênis nike e ainda sim ficaram alguns filtros bizarros.

    – Procurei por “garrafa” e apareceu uns filtros por sabor “banana e chocolate”, heim !?!?

    – Essa agora foi legal… procurei por “massa muscular”, tem tanto filtro que eles estão atrapalhando a busca. Filtros precisam ser exibidos dentro de um contexto e não para qualquer tipo de busca! A busca pela palavra “massa” então nem se fala.

    – Quando filtro por um determinado resultado a caixinha de busca no topo rouba o foco da aplicação e coloca uma sugestão de busca como auto complete. Pra que isso? Estou filtrando e não pesquisando, isso irrita o consumidor.

    – “Pessoas que buscaram [esteira eletrica] também buscaram ou compraram os produtos abaixo” é a maior enrrolação. Isso não tem nada haver com perfil de compra ou análise inteligente da busca. A ferramenta simplesmente faz a busca removendo algumas palavras que o cliente digitou. No caso do exemplo citado ele faz busca por “esteira” somente tente buscar por “esteira aaaaaaaaaaaaa”. O engraçado é que consumidores que buscam por palavras únicas não fazem outra busca, como no exemplo “suplemento” que por sinal deve ser uma palavra muito buscada no site em questão.

    – Filtros coerentes precisam ser do tipo “OR” para atributos similares e “AND” para atributos diferentes. Uma boa ferramenta de busca me permite procurar por tênis da marca “Nike” nas cores “ver ou branco” com numeração “45 ou 46″. Filtros servem justamente para isso! Na ferramenta do artigo eu consigo filtrar somente com a lógica “AND ” para tudo, ou seja, “tênis que seja verde e preto ao mesmo tempo e com numeração 45 e 46 ao mesmo tempo”. Usabilidade péssima pois os filtros não podem ser combinados de forma efetiva!

    – Não vi nada de correção fonética, sintática ou semântica das palavras digitadas. Várias vezes digitei palavras erradas sem querer e ele não retornou nada. Busquei por “esteira eletrica xxx” e não veio nada também. Como assim não retornou nada??? Ta certo que não tem nada cmo “xxx” mas esteira elétrica tem aos montes. Resultados relevantes nem sempre precisam casar com toda a frase. Se casar a frase inteira ótimo, mas se não der, paciência. A forma como as keywords foram digitadas servem apenas para determinar a ordenação dos resultados(relevância) e não para excluir completamente a busca.

    – Se o usuário digitar sem querer uma palavra errada como “~musculação” onde o acento “escapou” da um erro interno, relacionado provavelmente a injeção de códigos que nem vou mencionar.

    – O bloco para filtragem dos resultados aparece em buscas que não retornam nenhum resultado.

  7. Thiago Couto disse:

    Olá Fábio!

    O endereço do site do e-Commerce Search é http://www.ecommercesearch.com.br.

    Para contato direto com a equipe comercial da empresa utilize o e-mail comercial@ecommercesearch.com.br ou a área de contato do próprio site.

  8. Thiago Couto disse:

    Nilson,

    Temos tido um feeedback positivo sobre a relevância dos filtros que aparecem no e-Commerce Search. Este feedback é recebido através do aumento da taxa de conversão de termos buscados e filtros realizados no site pelos consumidores reais.

    É importante notar que todos os aprimoramentos da ferramenta têm, como base, dados estatísticos de consumidores reais. Por isso, a ferramenta consegue cumprir o que promete: aumento da taxa de conversão.

    É possível perceber a diferença entre melhorar a ferramenta de busca com um teste realizado por consumidores reais e um teste realizado por usuários artificiais quando trazemos de volta os exemplos que você mesmo citou: Uma busca por “tênis” ou por “garrafa”:

    Em uma simulação o “consumidor” não está realmente interessado em algum produto, por isso pode não perceber a relevância e assertividade dos filtros e resultados. Isto acontece porque o usuário da simulação não está, de fato, pensando em um produto que deseja encontrar.

    Repare que ao buscar pelo termo “garrafa” a ferramenta forneceu um filtro chamado “Sabor: Chocolate”, que você sugeriu que não fosse relevante, mas ao utilizar este filtro você consegue encontrar um produto que é vendido em garrafa, em forma de gel e com sabor de chocolate. Embora você não considere este filtro relevante, temos certeza que este filtro é muito importante para um consumidor real que está buscando por este produto, pois ele rapidamente associará o termo “chocolate” ao objeto que está tentando encontrar. Esta ligação não acontece para um usuário que está fazendo buscas aleatórias, pois ele não tem em mente um determinado produto que deseja encontrar.

    A ferramenta é desenvolvida e aprimorada com base em dados estatísticos e acompanhamento constante dos usuários e não valoriza opiniões pessoais para tomadas de decisão. São utilizadas, em contrapartida, testes de usabilidade e massas de dados obtidas com consumidores reais.

    No mesmo sentido é fácil perceber porque você não considerou relevante alguns dos filtros, pois realizou pesquisas muito abrangentes, como procurar por “massa muscular” em um site que vende uma grande variedade de massas musculares. Buscas abrangentes não são tão comuns, uma vez que a maior parte dos consumidores conhece algumas características bem particulares dos produtos que desejam encontrar. Para se ter uma idéia, buscas como estas não chegam a 2% do total de buscas realizadas no site.

    Ainda sobre a efetividade da busca para usuários reais você poderá perceber um grande aumento na efetividade da ferramenta ao considerar a análise fonética e lógica fuzzy que é facilmente entendida ao buscar por produtos como “olimpicus”, “way”, “pack” ou quaisquer outras palavras que estejam sintaticamente erradas mas que possuam produtos com termos similares ou com som semelhante.

    Sobre os erros internos ao digitar por termos como “~musculacao” não conseguimos reproduzir, mas ficaríamos muito agradecidos se puder nos enviar os passos que executou para obtê-los.

    Estamos muito interessados em conhecer todas as ferramentas de busca que oferecem uma experiência de compra interessante para o usuário. Assim, por favor, envie-nos as plataformas que conhece e que você considera adequadas para que possamos conhecer!

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.