B2W consegue liminar, Procon-SP vai recorrer
O Procon-SP comunicou que vai recorrer da decisão da 7ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo que anulou sua determinação que suspende as operações de três sites da B2W (Americanas, Submarino e Shoptime).
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor registrou um total de 6.233 reclamações da B2W em 2011, o que corresponde a um crescimento de 188% em relação ao ano anterior.
O grupo de varejo online brasileiro alega ter investido fortemente na melhoria dos serviços que causaram problemas em seus clientes no ano de 2010.
“Foi reduzida em 27,9% a quantidade de reclamações, quando comparado o segundo semestre de 2011 com o primeiro, e em 71,6% quando comparamos janeiro e fevereiro de 2012 com igual período de 2011, conforme dados divulgados pelo SINDEC, relativos à Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – SP”, diz a B2W em nota.
Problemas com logística
Especialistas acreditam que o problema maior da B2W seja em relação a forma como ela conduz sua gestão de logística, incluindo contratos mal elaborados junto a fornecedores que preveem pagamento somente após três meses de operação, o que acaba contribuindo para que os parceiros (transportadoras) não consigam honrar seus compromissos.
Além disso, o uso de “estoque mentido” (termo que se refere a venda de produtos que ainda não estão em estoque) contribuíram de forma contundente para o aumento de reclamações por conta de mercadorias não entregues.
Categoria: Legislação