Justiça proíbe Ricardo Eletro de vender pela internet
A 3ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro concedeu liminar que suspende as vendas on-line do Ricardo Eletro, por conta de sucessivos atrasos na entrega de mercadorias aos clientes.
Segundo a liminar, obtida em ação civil pública movida pelo Ministério Público da capital, as vendas on-line serão canceladas até que todos os produtos com entrega atrasada sejam enviados aos consumidores .
Além disso, a empresa deve estabelecer um prazo para a entrega destes itens, e pagar multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.
O Ministério Público informou ter recebido um número elevado de reclamações de consumidores contra a empresa, e que após o primeiro prazo de entrega estabelecido, a companhia fixava outros que também não eram respeitados, além de dificultar o processo de cancelamento da compra e ter mais de 22 mil denúncias registradas no Reclame Aqui.
Procurada, a varejista explicou que ainda não foi intimada e que a maior parte dos atrasos se refere a problemas externos. “É importante dizer que os atrasos nas entregas na maior parte das vezes estão relacionados a problemas como pedido de falência da transportadora, greves e paralisações”, afirma, em nota, o Ricardo Eletro.
Em relação ao número de reclamações no Reclame Aqui, a companhia ressalta que respondeu a 100% das queixas e que resolveu 80% dos problemas relacionados ao Rio de Janeiro. “Entretanto, o Reclame Aqui exige que o consumidor registre a solução de sua queixa para que ela seja considerada solucionada, o que na maior parte das vezes não acontece. Mesmo assim, a Ricardo Eletro está estruturando uma área de atendimento apenas para cuidar das queixas que chegam pelo Reclame Aqui’ complementa a empresa.
Categoria: Legislação