Amazon.com deve investir US$ 100 milhões na LivingSocial
A LivingSocial, uma das maiores lojas virtuais de Compra Coletiva dos Estados Unidos, consolidada como a principal concorrente do Groupon naquele país, estaria prestes a fechar uma parceria com a maior varejista do mundo, a Amazon.com. Informou o site especializado em negócios Business Insider
Ainda segundo o site, esta informação surgiu esta semana, e não se sabe até o momento como serão os termos do acordo, ou algo do tipo, tudo o que se tem conhecimento é que a Amazon.com estaria disposta a desembolsar até 100 milhões de dólares nessa parceria, inclusive contando com o apoio de pessoas/empresas com credibilidade no mercado financeiro, como o ex-CEO da AOL, Steve Case, Grotech Ventures, e Lightspeed Venture Partners, entre outros. Também foi especulado algumas semanas atrás que o LivingSocial recebesse um aporte de um fundo de investimentos chamado New Enterprise Associates. Entretanto, nada foi oficializado.
O LivingSocial, assim como o Groupon, vem chamando a atenção de grandes players do comércio eletrônico mundial, principalmente pelo forte crescimento que ambos vem apresentando, e pela potencialidade do mercado de compra coletiva. Só o LivingSocial (segundo a empresa) deve faturar mais de 500 milhões de dólares no próximo ano. Além disso, comprou uma empresa australiana por 5 milhões de dólares, e tem fechado parcerias com grandes fornecedores, incomodando e atraindo muitas empresas.
A Amazon.com, por sua vez, tem se esforçado para não perder este momento em que o e-commerce acaba de se reinventar. Recentemente a companhia arrematou uma das mais conhecidas lojas virtuais do gênero chamada Woot.com, que tem como foco principal vender produtos eletrônicos com uma margem mínima de lucro.
Outros gigantes do comércio eletrônico como o Google e o Yahoo também não querem ficar de fora. O Google recentemente teria feito uma oferta de compra do Groupon em torno de 3 bilhões de dólares, além ter criado um clube de compras focado em moda chamado Boutiques.com. Quanto ao Yahoo, se tem especulado que esteja negociando com cerca de 20 empresas norte-americanas do e-commerce de compra coletiva, pretendendo utilizar seus portais no auxilio desta nova estratégica.
Categoria: Parcerias