Amazon.com “agita” briga entre LivingSocial e Groupon
Em uma matéria anterior, quando analisamos a audiência das duas principais empresas do e-commerce de compra coletiva do mundo, o Groupon, pioneiro neste segmento, e a LivingSocial, seu principal concorrente, a diferença estava em 10 visitantes do Groupon para cada 1 da LivingSocial, impulsionado pela forte presença na mídia devido ao sucesso deste modelo de negócio, e os rumores de uma possível compra pelo Google.
Para muitos o destino já estava selado, o Groupon seria o vitorioso, e a LivingSocial amargaria uma derrota humilhante. O que ninguém imaginava na época é que a Amazon.com resolvesse entrar nesta briga e comprovasse mais uma vez porque é a principal empresa do e-commerce do planeta.
De acordo com a Experian, uma empresa que audita a audiência de sites, logo após a LivingSocial vender cupons no valor de 10 dólares para serem convertidos em 20 dólares no site da Amazon.com, o tráfego no site coletivo aumentou em 80%, enquanto que o Groupon lamentou uma queda de 20% no número de visitantes, diminuindo a diferença de 10 visitantes do Groupon para cada 5 da LivingSocial.
No total, foram vendidos mais de 1,3 milhão destes vales, 888 mil teriam sido arrematados em menos de 10 horas após serem disponibilizados na plataforma, se consolidando como a oferta mais popular de todos os tempos. Além disso, mais de 44.000 consumidores compartilharam a promoção no Facebook, canal de divulgação vital para este tipo de e-commerce.
Para Greg Sterling, analista e fundador de uma consultoria norte-americana, apesar da LivingSocial ter sido muito beneficiada pelo aumento de suas vendas, quem mais deve ter ganhado foi a Amazon.com, devido ao fato de que com 25 dólares os consumidores ganham entrega grátis, fazendo com que a maioria deles consumissem mais de 20 dólares.
Categoria: Pesquisas