Ao ser indagados, usuários do Facebook interagem mais com empresas

| 09/05/2012 - 10:20 AM | Comentários (0)

Os resultados de uma pesquisa divulgada recentemente não foram tão animadores ao avaliar a interação dos usuários do Facebook com as empresas. O estudo foi realizado em abril por um grupo de professores, concluindo que, perto de 70% dos jovens que “curtem” uma página no Facebook, raramente retornam a ela.

Neste sentido, outra pesquisa, divulgada em fevereiro, revelou que apenas 1% dos usuários do Facebook que apreciam as grandes marcas como Procter & Gamble ou Coca-Cola, de fato, interage com elas.

Quanto à interação envolvendo empresa com consumidores, via Facebook, um relatório publicado em abril pela WaveMetrix assevera que os comerciantes, os quais buscam aprofundar o envolvimento do consumidor, devem começar a fazer perguntas certas. O estudo mostra que, ao perguntar sobre as preferências dos consumidores, com ênfase nas trajetórias pessoais e no processo aspiracional, os varejistas conseguiriam causar um impacto extremamente positivo às discussões envolvendo as marcas. O relatório é focado no trabalho de três marcas específicas: PG Tips, Heinz e John Frieda. Segue um breve resumo dos casos.

Crowdsourcing da Heinz gera “Buzz” positivo

A Heinz utilizou sua página no Facebook para perguntar aos consumidores o que a sua marca de ketchup diria sob a visão deles.  Impulsionados pelo incentivo à criatividade e à época da pesquisa, havia mais de 370 respostas, um aumento expressivo se comparado com a média de respostas às últimas 20 publicações da marca Heinz Ketchup, que era menor que 100. Além disso, o post foi benéfico no sentido de colocar a marca em evidência, visto que muitos clientes expuseram suas ideias, demonstrando à Heinz sua preferência.

PG Tips analisa os hábitos de consumo e obtém insights

A campanha da PG Tips que perguntava como o chá fazia-se presente na rotina dos fãs foi bem sucedida. De acordo com a análise da WaveMetrix, a simples estratégia da curiosidade sobre o estilo de vida de seus consumidores não só manteve o envolvimento com a marca, como levou os clientes a compartilhar seus hábitos com a bebida:  os momentos preferidos para apreciar a bebida e as comidas que geralmente acompanham o chá. Na realidade, os comentários relacionados com esses hábitos chegaram a 83% do total das discussões no Facebook, superando, e muito, os 12% dos outros produtos. O estudo percebeu que uma análise das respostas dadas pelos fãs poderia revelar com o quê eles associam o chá, dando à PG Tips uma visão profunda dessa ligação emocional.

John Frieda investiga os desejos e obtém engajamento.

Em março, o cabeleireiro John Frieda começou a fazer perguntas diretas aos fãs, questionando sobre seus penteados favoritos, e sobre quais penteados de celebridades eles gostariam de ter. Assim, a WaveMetrix concluiu que as perguntas focadas nas preferências dos clientes, ao contrário das questões embasadas no que os consumidores já possuem, foram mais bem-sucedidas em proporcionar um maior envolvimento com a marca. A média de 134 comentários por publicação focada nos desejos dos consumidores superou o resultado de 47 para outros tipos de publicações. Além disso, esse tipo de questão fortaleceu a imagem requintada da marca, com 37% das discussões envolvendo os penteados “glamorosos”, em contraste com o percentual de 23% de posts relacionados às técnicas e 11% referentes às inovações.

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Categoria: Pesquisas

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