Apenas 19% das vítimas de fraudes on-line denunciam o crime, diz pesquisa
A fraude on-line é uma preocupação crescente entre os usuários da web, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27/04) pelo Instituto Ponemon, em parceria com a ThreatMetrix, uma empresa especializada em prevenções de fraudes on-line.
Em uma pesquisa global com 607 usuários regulares da Internet, 85% afirmaram se preocupar com a fraude on-line, o que representa um valor acima dos 80% verificados em um estudo anterior da equipe. O estudo define a fraude on-line como fraudes com cartões de crédito, spam, phishing e roubo de identidade, que procuram obter informações pessoais.
Os pesquisados que afirmaram estar preocupados com a fraude disseram que as empresas devem tomar medidas adicionais para evitar que os criminosos roubem suas informações, e estavam dispostos a serem identificados pelos sites nos quais confiam. Quase 75% dos entrevistados disseram que iriam permitir a uma empresa confiável colocar cookies em seus computadores, e 82% indicaram querer que empresas on-line ofereçam métodos alternativos de autenticação se isso não funcionar. “Os consumidores expressaram sua disposição em compartilhar dados como Internet Service Providers, o número de série do computador, ao invés de informações como data de nascimento e número de telefone”, diz Larry Ponemon, presidente do Ponemon Institute.
Além disso, 42% dos entrevistados disseram ter sido vítima de fraude online, mas muitos não relatam. Apenas 19% das vítimas notificaram as empresas on-line diretamente, enquanto o restante disse que não denunciou o crime.
“Muitas atividades fraudulentas não são denunciadas, o que torna difícil para as empresas on-line compreender plenamente a importância e a gravidade do problema”, diz Reed Taussig, CEO da ThreatMetrix. “Com um aumento das transações online e atividades através de dispositivos móveis, é preciso fazer mais para educar os comerciantes on-line, bancos, lojas e outros negócios sociais quanto a formas de diminuir a atividade fraudulenta.”
Categoria: Pesquisas