Empresas estão falhando em pontos cruciais na ótica dos consumidores, aponta estudo
Um relatório recente publicado pela Edelman, empresa global de relações públicas, revelou que as empresas estão falhando em áreas que os consumidores consideram vitais para construir e manter um bom relacionamento com o cliente. A pesquisa foi realizada com 11 mil pessoas ao redor de oito países e analisou 48 marcas multinacionais, com uma média de 30 marcas por país.
O maior contraste entre importância e performance foi diagnosticada no quesito “comunicação clara e aberta, sobre como os produtos funcionam e foram feitos”. Enquanto 54% dos entrevistados consideraram essa área importante para as empresas manterem uma relação saudável com os consumidores, apenas 12% acreditam que as marcas cumprem bem esse ponto. Com uma diferença quase tão abrupta quanto o aspecto anterior, o item “perguntar ao cliente o que ele precisa” foi considerado importante por 51% das pessoas, embora apenas 10% delas confiam que as marcas estejam realmente fazendo isso com perfeição. Outros pontos que apresentaram grandes diferenças entre relevância x satisfação incluem:
– A capacidade da companhia escutar e responder prestativamente (gap de 39%);
– Fornecer algo para a comunidade (gap de 37%);
– Conduzir o empreendimento de maneira que se adeque aos valores das pessoas (gap de 36%).
Os dados da pesquisa também apontam que os consumidores estão menos interessados em marcas que tornam a experiência de compartilhar mais fácil. Como exemplo, o estudo destacou que apenas um quarto dos entrevistados afirmou ser importante que as marcas possibilitassem às pessoas compartilhar informações, histórias e vídeos com seus amigos, enquanto 30% mencionaram que é importante ter marcas que conectem as pessoas, tanto on-line como off-line, por meio de atividades e eventos. Ao invés disso, para fomentar conexões, os consumidores estão preferindo serem perguntados sobre as suas necessidades, serem convidados para testar produtos e fornecer feedback sobre os mesmos.
Categoria: Pesquisas