Facebook é mais popular que Google em ambientes de trabalho, diz pesquisa
A NetworkBox, empresa especializada em serviços de gerenciamento de segurança no Estados Unidos, publicou ontem uma pesquisa afirmando que o Facebook é o site mais acessado em ambientes de trabalho de toda a internet.
Segundo o site Mashable a empresa analisou 13 bilhões de URLs acessadas nesses ambientes no primeiro trimestre de 2010 e constatou que 6,8% de todo o tráfego de dados é direcionado à rede social. Esse valor é o dobro do destinado ao Google e quase três vezes mais do que o número de acessos ao Yahoo!.
A NetworkBox também constatou que o Facebook consome uma parcela significativa da banda utilizada pelas empresas, chegand o a 4,5%. O site só perde para o YouTube, que consome 10% da quantidade total.
Segundo o site da empresa, essa análise veio para completar uma pesquisa anterior, que questionou 250 gerentes de TI sobre “qual seria a principal preocupação em relação à segurança dentro da sua empresa”.
43% dos entrevistados responderam que sua principal preocupação era a utilização de redes sociais em ambiente de trabalho. Em uma outra pergunta, feita separadamente, 36% dos gerentes responderam que sua preocupação girava em torno de malwares sendo transmitidos via redes sociais como Twitter, ou por e-mails não corporativos. A segunda análise, portanto, confirma que essas preocupações têm fundamento.
A lista dos sites mais visitados dentro das empresas tem o Facebook em primeiro com 6,8% de todo o acesso, seguido pelo Google com 3,4%, Yimg – servidor de imagens do Yahoo! – ocupando 2,8% do número de acessos, Yahoo (2,4%) e a empresa de banners e anúncios w eb Doubleclick (1,7%).
No tocante a tráfego, obviamente os sites de streaming ou download levam a dianteira. Sem surpresa alguma, o YouTube ficou em primeiro com 10% de toda a banda utilizada. Em segundo lugar vem o Facebook, usando 4,5% da banda. Logo após, e surpreendentemente atrás do Facebook (provando que nem todo mundo está atento à integridade de seu sistema operacional) vem o Windows Update, ocupando 3,3 % da banda. Yimg, o servidor de imagens, do Yahoo, vem logo depois com 2,7% e o Google com 2,5% vêm logo atrás.
Vale lembrar que, embora a pesquisa tenha alcance global e represente o total de acessos no mundo todo, os números são grandemente influenciados pelos resultados de empresas norte – americanas – os maiores clientes da NetworkBox. No Brasil, por exemplo, o Orkut ocuparia posição de destaque nessa lista.