Empresas ainda não levam a sério o abandono de carrinhos de compras
Não chega a surpreender as crescentes taxas de abandono de carrinhos de compras em sites de e-commerce, na medida em que os consumidores cada vez mais têm recursos para comparar preços e escolher a melhor oferta disponível. Os últimos dados divulgados pela Forrester Research no ano de 2010 mostram que 7 em cada 10 clientes potenciais colocam produtos nos carrinhos e posteriormente os abandonam, o que chegaria a uma cifra de 18 bilhões de dólares em vendas perdidas
Mas o que realmente surpreende é o número de varejistas que aceitam perder as vendas sem implantar uma nova estratégia de marketing. Segundo um estudo da Listrak, uma empresa especializada no envio e gestão de e-mail marketing, a maioria dos varejistas estão perdendo oportunidades de converter entre 20 e 35% dos abandonos em recompras.
Em 2010, Somente 13% dos 500 maiores varejistas do e-commerce utilizavam táticas para prevenir o abandono dos carrinhos de compras. Ainda assim, muitas das empresas que empregavam essas estratégias estão deixando de fazer – como o envio de e-mails personalizados para os clientes para tentar recuperar a venda (com uma queda de 2% desde 2009) e oferecimento de incentivos para que se complete a compra (queda de 9%).
Daqueles varejistas que oferecem incentivos, apenas 5% oferecem frete grátis, mesmo com o fato que as despesas de envio foram citadas por mais da metade dos consumidores como a causa do abandono de suas compras. E somente 14% utilizam ferramentas do site na tentativa de converter uma desistência em compra.
Os 500 maiores varejistas se saíram muito melhor em táticas de redução de abandono. A grande maioria (95%) passou a pedir para que os compradores insiram seus endereços de e-mail na primeira etapa do processo de compra de forma significativa desde 2009. Mas os resultados do estudo parecem indicar que apenas uma fração daqueles comerciantes estão utilizando os endereços de e-mail de seus clientes para recuperar vendas abandonadas.
Categoria: Pesquisas