Estudo mostra o uso de redes sociais nas Américas

| 29/08/2011 - 02:34 AM | Comentários (0)

Pela primeira vez, metade dos usuários adultos das Américas estão usando sites de redes sociais como o Facebook e o LinkedIn, de acordo com novo estudo realizado pelo Internet & American Life Project, do Pew Research Center.

Embora os sites sociais atraiam os jovens em massa, mais da metade de seu crescimento no último ano veio de pessoas maiores de 30. Por exemplo, um terço das pessoas com 65 anos ou mais estão nas redes sociais, contra 26% verificados há um ano.

51% dos usuários com idades entre 50-64 anos, e 70% dos que tem entre 30-49 anos estão usando mídias sociais. 60% destes últimos acessam estes sites diariamente, contra menos de 1/3 há um ano.

“O envelhecimento dos usuários de redes sociais continua, mas os mais velhos ainda estão menos propensos a ter uso regular destas ferramentas”, afirmou Mary Madden, pesquisador sênior da Pew e co-autor do estudo.

Em todas as Américas aumentou o número de usuários que estão incorporando as redes sociais em sua vida cotidiana. Ao todo, 43% dos adultos online o estão fazendo – contra 38% de um ano atrás. De todas as atividades online diárias que a Pew consultou, apenas email (com 61% dos usuários da internet acessando-o em um dia típico) e ferramentas de busca (59%) são mais utilizadas do que redes sociais.

Olhando para diferenças de gênero, as mulheres têm sido mais ávidas que usuários homens em redes sociais desde 2009, de acordo com a Pew. Desde maio de 2011, 69% das mulheres online estão usando sites de redes sociais, comparados com 60% dos homens que acessam a internet. Mulheres também são mais ativas, com 49% utilizando redes sociais diariamente, contra 38% dos homens.

Quando foram perguntadas as avaliações qualitativas de sites de redes sociais, impressões positivas são muito maiores que as negativas, segundo o estudo. Bom foi o termo mais comum usado para descrever as experiências online dos usuários. Outros termos bastante citados foram divertido, grande, interessante e conveniente.

Cerca de 20% dos usuários apresentaram opiniões negativas, dentre as variadas descrições das experiências. Frustrações foram expressas em termos como “chato”, “maçante” e “confuso”, enquanto “viciante” também foi bastante citada. Um grupo considerável também expressou opiniões ambíguas sobre redes sociais, como expressar sua experiência simplesmente como “OK”.

Os resultados da Pew são baseados em dados coletados por entrevistas telefônicas conduzidas entre 26 de abril e 22 de maio de 2011, com 2.277 adultos de 18 anos ou mais localizados em todos os continentes americanos.

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.