Integração online/offline deve permear investimentos em marketing digital em 2015
Integração de áreas, expansão dos mercados ou marketing cross-channel, qual será a prioridade dos marqueteiros para o ano que inicia? Uma pesquisa promovida pela Marin Software, empresa especializada em marketing cross-channel, revelou que 51% elencaram “um melhor entendimento do público-alvo” como a principal prioridade para 2015.
Conduzido com mais de 300 profissionais (britânicos e norte-americanos) do ramo de marketing, o estudo mostrou que, além de mais conhecimento das suas audiências, os marqueteiros consideram prioridades para 2015: marketing cross-channel (50%); melhor integração de marketing online/offline (46%); e melhor integração dos recursos de marketing digital (44%).
A pesquisa elucidou que há uma grande lacuna para melhorar na integração de canais, à medida que apenas 27% dos entrevistados afirmaram ter suas disciplinas de marketing (como busca, social e display) integradas. Quase dois terços (61%) dos marqueteiros falaram que possuem alguma integração e 12% confidenciaram que não têm qualquer tipo de integração nesse sentido.
Concernente a online/offline o cenário é ainda mais rudimentar: somente 24% dos respondentes declararam ter o marketing digital totalmente integrado (on e offline); enquanto 57% disseram ter alguma integração; e um quinto (20%) confessou não ter nenhuma integração com o offline.
O levantamento da Marin também aproveitou o ensejo para questionar os profissionais de marketing digital sobre como o ROI (Return Over Investment) do marketing digital e offline impactaria no orçamento para 2015. Cerca de um terço (32%) destacaram que devem migrar um pouco do offline para o digital; 31% acreditam que possuem orçamentos equilibrados para ambas as áreas; 21% pensam que devem direcionar uma grande parte dos gastos do offline para o digital; e 3% devem migrar investimentos do online para o offline.
Categoria: Pesquisas