10 dicas para evitar carrinhos de compras abandonados em seu e-commerce

| 31/05/2011 - 00:07 AM | Comentários (1)

Os abandonos de carrinhos de compras são um grande problema para as empresas de e-commerce. Estima-se que ele ocorra em 65% dos processos de pagamento. Além disso, no ano de 2010 o abandono de carrinhos causou um prejuízo na ordem de 18 bilhões de dólares em vendas perdidas, segundo dados da Forrester Research.

A seguir 10 dicas para ajudar você a diminuir a ocorrência de carrinhos abandonados.

1. Velocidade de carregamento de página ​​- A maioria dos consumidores não vai esperar mais do que 10 segundos para as páginas de sua loja virtual carregarem. Muitos, nem a metade desse tempo. Identifique e evite elementos que retardam o carregamento de página, como imagens, scripts e certifique-se de estar hospedado em um bom servidor.

2. Usabilidade – Seu site precisa ser fácil de navegar. Lembre que o objetivo é fazer com que os clientes se movam através dele facilmente. Disponibilize o recurso COMPRAR em todas as páginas e não coloque elementos que não sejam úteis aos clientes.

3. Objetivo– Todas as ofertas de produtos devem ter linguagem clara e direta. Forneça todas as informações nos processos iniciais de venda.

4. Disponibilidade – Assim que um cliente clica no botão para comprar um determinado produto, ele precisa saber se está no estoque. Ele pode se aborrecer se ficar sabendo da indisponibilidade somente no final do processo.

5. Custo de envio – 72% dos potenciais clientes não compram pelos altos custos de frete. Considere oferecer frete grátis para seus consumidores, ou pelo menos reduza seu valor o máximo que puder. Você deve ter em mente que oferecer entrega gratuita não é custo, é investimento, e um dos melhores em relação ao custo-benefício no e-commerce.

6. Registro – Muitas pessoas simplesmente não querem ter de cadastrar muitas informações para comprar. 34% dos potenciais compradores abandonam seus carrinhos de compras por causa disso. Seria sensato oferecer opção de compras sem cadastros.

7. Opções de pagamento – Você precisa mostrar as opções de pagamento ao longo do processo e não apenas no check-out. Além disso, mostre símbolos que tragam confiança, como certificados de segurança.

8. Ofertas adicionais – Quando o cliente está prestes a sair, lembre-o disso e faça uma oferta, como um desconto sobre os produtos que tem em seu carrinho de compras. Isso pode ser apenas o impulso extra que ele precisa para completar a venda.

9. Mantenha o processo simples e curto – A rotina de venda deve ser curta o bastante para não haver tempo de o cliente repensar a compra ou ficar frustrado com a duração de seu processo e sair. 41% dos compradores vão sair se o processo de compra é muito longo. Outros 27% dos compradores vão sair se o processo de compra é complicado, por este motivo, faça um projeto simples.

10. Minimize as distrações – Nas páginas do carrinho de compras, não coloque banners ou outras distrações ao processo de compra. Um anúncio com uma animação em flash pode quebrar a concentração do consumidor.

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Categoria: Cases

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Comentário (1)

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  1. Flavio Maciel disse:

    Sabiam que dar um frete grátis que represente uma economia de $6.99 gera mais impacto (mais vendas) do que dar um desconto de $10 no produto?

    A psicologia de consumo, principalmente na internet, é mesmo maluca.

    No blog do iPAGARE escrevo muitos artigos e dicas sobre otimização de checkouts, mas este em especial eu recomendo:

    Os 3 Arqui-Inimigos dos Carrinhos Abandonados
    http://www.ipagare.com.br/blog/conversao/principios-carrinhos-abandonados/

    Abraços

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