Loja com baixa performance perde venda
Muito se fala de estratégias tecnológicas para aumentar a taxa de conversão. Percebo que pouco se comenta sobre a performance da loja virtual, que é um fator extremamente importante e relevante! Pergunto:
De que adianta uma excelente usabilidade, várias opções de pagamento, vários produtos, vitrines de sugestões, imagens bonitas e um layout atrativo se a loja é lenta?
Quantas vezes você já se deparou com uma loja que demorava vários segundos para retornar o que buscava e com isso, você desistiu da compra ou até mesmo acabou se irritando com a experiência?
A Amazon divulgou um estudo em que afirma o aumento de 1% no faturamento quando consegue melhorar a performance da loja virtual em 100 milissegundos. A performance deve ser um dos primeiros pontos a ser checado ao adquirir uma loja virtual.
Alguns aspectos que deixam a loja virtual lenta:
– Banners e fotos com tamanhos grandes fazem com que o download seja lento. Aconselho páginas com o máximo de 1,5MB, sendo o ideal menor que 1MB.
– Links externos como Facebook, redes de afiliados, scripts diversos, normalmente costumam prejudicar muito a performance.
– Um site de e-commerce que não foi preparado para alta performance e escalabilidade. Este é o principal motivo para lentidão! Normalmente a plataforma de loja virtual para varejo de pequeno porte é desenvolvida para ter vários varejistas com pouca visitação, fazendo com que picos de visita deixe a loja virtual lenta ou off-line.
Grandes eventos comerciais como Dia das Mães, Natal e, principalmente, a BlackFriday, que concentra muita venda em apenas um dia, são os momentos em que os varejistas sentem na pele o que é ter uma estrutura lenta e despreparada para suportar o que deveria ser um dia de sucesso de vendas.
Veja exemplos de bons tempos de carregamento (em segundos) de lojas virtuais:
www.amazon.com.br: tempo de 1,40 segundos de carregamento, 82% mais rápido que os sites testados nesta ferramenta de testes de performance.
www.e-lens.com.br: tempo de 1,57 segundos de carregamento, 79% mais rápido que os sites testados nesta ferramenta de testes de performance.
www.thenorthface.com.br: tempo de 1,60 segundos de carregamento, 78% mais rápido que os sites testados nesta ferramenta de testes de performance
Agora, visualize a diferença em outras lojas virtuais que têm o tempo de carregamento relativamente maior. É até possível imaginar a quantidade de venda que estas lojas estão perdendo.
Veja exemplos de tempos de carregamento em segundos de lojas virtuais que podem (e devem) serem melhoradas:
www.saufer.com.br: tempo de 9,92 segundos de carregamento, 87% mais lento que os sites testados nesta ferramenta de testes de performance.
www.baby.com.br: tempo de 10,53 segundos de carregamento, 88% mais lento que os sites testados nesta ferramenta de testes de performance.
www.viainox.com.br: tempo de 11,37 segundos de carregamento, 88% mais lento que os sites testados nesta ferramenta de testes de performance.
loja.tf.com.br: tempo de 11,44 segundos de carregamento, 88% mais lento que os sites testados nesta ferramenta de testes de performance.
Com o exposto acima, fica a dica de checar a performance da loja virtual atual e/ou da nova loja virtual se você considerar que precisa melhorar.
(Ferramenta utilizada “pingdon” http://tools.pingdom.com/fpt/).
Categoria: Cases
Parabéns pela matéria.
Agradeço a dica. Fiz um teste e fiquei impressionado com os resultados, vou ter que mudar algumas coisas.
Obrigado Rodrigo Schiavini.
Discordo de muitos pontos dos resultados apresentados.
Principalmente a ferramenta que foi utilizada.
O Pingdom utiliza servidores no exterior para realizar os testes, com isso sites hospedados no Brasil perdem tempo na resolução do DNS e conexão com os servidor da loja, a rota para acessar o site é muito maior do quê um site hospedado próximo aos servidores utilizados para o teste. As lojas devem, preferencialmente, responder à requisição do local mais próximo ao usuário. A utilização de CDN é muito bem vinda. Outro ponto é que o Pingdom não simula um browser real. Nos cabeçalhos solicitados ao servidor da loja pelo Pingdom, contém o cabeçalho “Pragma:no-cache” que influencia da resposta de recursos em cache pelos servidores da loja e proxys que seguem este cabeçalho.
Aconselho aos webmasters a utilização de ferramentas de teste locais como o PagSpeed do Google (https://developers.google.com/speed/pagespeed/) que gera relatórios super completos, dizendo o que está bom e o que tem que ser feito. Outra ferramenta interessante para comparativo é o site http://whichloadsfaster.com/ que parte do princípio da navegação real do usuário, utilizando os recursos do navegador que está sendo usado para o teste.
Façam seus comparativos e tirem suas próprias conclusões. ;)
Valeu pela dica Jonas..
Seus pontos de vista fazem sentido, inclusive quanto ao Pingdom…
Mas, você chegou a testar as lojas do comparativo na ferramenta que você propôs?
Fiz isso e essas ferramentas acabaram mostrando o mesmo resultado… as lojas ditas como mais rápidas, realmente são mais rápidas..
Ex:
http://amazon.com x http://loja.tf.com.br (Amazon 3X mais rapida)
http://e-lens.com.br X http://baby.com.br (Elens 90% mais rapida..)
E no pagespeed as lojas citadas como referências em performance possuem uma nota de avaliação melhor que as outras…
De qualquer forma é importante que essas avaliações sejam feitas em boas ferramentas mesmo…
Valeu pela dica ;) Não conhecia essa ferramenta.. abcs
Olá Wallace,
O que quis mostrar com relação ao Pingdom é a inconsistência dos resultados que ele apresenta. Na ferramenta do Pingdom existe uma aba chamada “Perfomance Grade” que mostra a pontuação de diversos fatores que influenciam diretamente na performance da loja, e nesta aba, estranhamente, as lojas com maior pontuação são as mais lentas. Um tanto estranho. Outro item que percebo é a contagem dos segundos no teste, se você prestar atenção, verá que a contagem zera diversas vezes no momento do teste nas lojas que mais rápidas (segundo o pingdom). Não faço idéia do por quê isso ocorre.
Sobre a ferramenta Which Loads Faster, aconselho a fazer os testes baseados numa média de 10 runs. A própria ferramenta faz a contagem e as médias. Basta clicar em “Go” quantas vezes achar necessário.
Um ferramenta que esqueci de mencionar é o próprio console do Chrome na aba Network e ver o tempo de Load e DomContentLoad do site. Inclusive o PageSpeed do Google tem extençao para o Google Chrome.
A minha conclusão, e que quero mostrar, é que o Pingdom não é a ferramenta ideal pra analisar a performance de um site.
Entendi Jonas… entendi o seu ponto de vista e ele faz bastante sentido.. Também agradeço pela outra ferramenta.. Conhecia o Pingdom e a PageSpeed do Google..
O que quis dizer é que mesmo nessas ferramentas, as lojas citadas são de fato muito mais rápidas que as outras, mesmo em varios testes.. Na verdade, dá pra notar mesmo sem as ferramentas.. ;)
De qualquer forma as suas observações, bem como as do autor, fazem muito sentido.. Afinal, loja lenta não vende..
Abcs
O fator de velocidade do carregamento faz parte de uma boa usabilidade.